O palestrante do MDIC – Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, Flávio Pimentel abordou as principais modalidades para exportação de produto, tratando desde regras de câmbio, preenchimento de guias, orientações quanto às declaraçõe
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Empresários interessados em expandir negócios com outros países participaram do curso básico de exportação em uma das oficinas temáticas oferecidas aos empreendedores durante a programação da V Feira da Indústria de Rondônia.
O palestrante do MDIC – Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, Flávio Pimentel abordou as principais modalidades para exportação de produto, tratando desde regras de câmbio, preenchimento de guias, orientações quanto às declarações na Receita Federal e outros para demonstrar aos empresários participantes do curso que a comercialização internacional é simples e que esse caminho potencializa as indústrias locais.
“Empresas locais que se lançam no mercado internacional diversificam o mercado, reduzem os custos, pois os produtos apresentados seguem uma série de exigências internacionais, ou seja, eleva ainda mais a qualidade dos produtos, tornando-os competitivos também para o mercado interno do país”.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Denis Baú, a feira consiste em trazer oportunidades para o empresariado rondoniense e demonstrar para outros países que os produtos comercializados aqui são de qualidade e internacionalmente competitivos. “Rondônia produz itens de altíssima qualidade com capacidade de competição internacional também com relação aos custos. Outro fator preponderante é a localização estratégica para comercialização com o mercado exterior”, ressalva Denis.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!