Encontro de Comércio Exterior reúne mais de 500 empresários na Feiron 2011

Ontem (15 de setembro) a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) realizou o Encontro do Comércio Exterior (Encomex) que reuniu mais de 500 empresários e representantes de setores públicos, privados que apresentaram negócios, produtos e suas

Encontro de Comércio Exterior reúne mais de 500 empresários na Feiron 2011

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ontem (15 de setembro) a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) realizou o Encontro do Comércio Exterior (Encomex) que reuniu mais de 500 empresários e representantes de setores públicos, privados que apresentaram negócios, produtos e suas posições no cenário da exportação mundial. O objetivo é expandir a exportação rondoniense em quantidade, qualidade e variedade de produtos e fomentar o desenvolvimento dos setores da indústria, comércio, serviços e agropecuária.

Na abertura, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Denis Baú agradeceu aos parceiros que contribuíram para a realização do encontro, às empresas participantes que levam o nome de Rondônia e do Brasil ao comércio exterior e desejou bons negócios.

Fizeram as boas vindas também Ricardo de Sá, Secretário Chefe da Casa Civil representando o governador do Estado de Rondônia Confúcio Moura, Pedro Teixeira, Diretor Superintendente SEBRAE Rondônia e Tatiana Lacerda, Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O diretor Pedro Teixeira falou da questão empresarial e das características diferenciadas que o estado apresenta atualmente, ainda da preparação que as empresas devem buscar para visar lucratividade, a importância do fator organizacional e a mudança no que tange a visão, missão e o crescimento sustentável no maior alcance do mercado mundial.

Tatiana também ministrou palestra com a temática: “A política de comércio exterior brasileira: desafios e estratégias”, onde apresentou dados recentes de crescimento na exportação do Brasil no contexto internacional. “Rondônia tem que participar do comércio exterior e deve estar atenta aos novos mercados, a meta é superar os desafios e conquistar as oportunidades, caminhando em direção ao aumento da exportação rondoniense e brasileira”, citou.

Mesa Redonda “O Brasil no Mercado Mundial” com apresentações de Janine Bezerra, Diretora de Comércio Exterior e Marketing BIOFISH, apontou a experiência da empresa na internacionalização e sua participação no comércio exterior. A Biofish que desenvolve há quinze anos o setor aquícola de produção de pescado de água em cativeiro, com projetos implementados através de participações em diversas feiras. No ano de 2010 se estabelecendo no Panamá.

João Roberto Zamboni, diretor superintendente da Hermasa Navegação da Amazônia demonstrou o que a empresa tem atuado no desenvolvimento socioeconômico do estado de Rondônia, que escoa a produção de grãos de soja, óleo e farelo no porto graneleiro através de barcaças chegando à países da Europa e Ásia. “Temos investido em técnicas de segurança de navegação, além de termos a consciência de que este tipo de transporte lança 30 vezes menos agentes poluentes na atmosfera e é com este pensamento que queremos alcançar ainda mais os novos mercados”, relatou.

Vagner Torrente, presidente do Grupo White Solder, empresa que atua no ramo de soldas e ligas a base de estanho e desenvolve toda a cadeia de suprimento deste minério, falou do reconhecimento através de certificações internacionais que elevam o status de seu produto. O presidente indicou ainda as razões que levaram ao aumento da exportação da White Solder como: maior participação em feiras, a internacionalização do produto e cortes nos custos de produção.

Num painel especial, José Manoel Cortiãs Lopez, assessor especial da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), apresentou “É possível exportar a qualquer câmbio?”, falou da importância do encontro para os negócios de Rondônia para o comércio mundial. "O Encomex que desde 1997 promovido pelo Ministério de Desenvolvimento no sentido de levar a informação e provocar o governo e as entidades que a atuarem no comércio exterior, muitos dos empresários ainda estão despertando para este mercado”, falou.

José Manoel, citou empresas que têm se destacado no comércio exterior a indústria da moda que vem crescendo vertiginosamente no país, assim como setor do calçado que buscam cada vez mais vender a imagem de suas marcas através da implantação das franquias. Citou ainda razões macroeconômicas para aumentar a exportação: geração de produção em emprego e renda, promover o desenvolvimento e crescimento econômico, ampliação da estrutura industrial, incentivo administrativos, fiscal/tributário e também financiamentos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS