A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) promoverá audiência pública nesta sexta-feira (16) para apresentar e discutir com a comunidade o projeto de instalação do aterro sanitário de Porto Velho. O evento que será presidido pelo secretário-adjunto da Sedam, Francisco de Sales Oliveira, acontecerá no Teatro Banzeiro a partir das 9h.
Na audiência pública os técnicos da Sedam, José Trajano, Osvaldo Pitalluga e Janeide Paiva, irão mediar às apresentações do projeto de engenharia e os estudos do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima).
Conforme explicou José Trajano, a Prefeitura de Porto Velho solicitou o licenciamento ambiental do aterro sanitário e a Sedam está cumprindo com os trâmites legais. “Primeiro houve o protocolo dos estudos ambientais. Depois a Sedam editou uma portaria para a composição de uma equipe para analisar e emitir parecer referente à implantação do aterro; disponibilizou os estudos para consulta pública; fez vistoria técnica na área e agora vai promover a audiência pública para apresentação dos estudos ambientais”, explicou.
Estão sendo convidados para a audiência moradores do entorno da área escolhida para instalar o aterro sanitário, chacareiros vizinhos, membros da associação de catadores da Vila Princesa, técnicos da Unir e representantes de órgãos ambientais, como Ibama, MP.
Assim que estiver funcionando, o aterro sanitário de Porto Velho vai passar a receber as cerca de 320 toneladas de lixo recolhidas todos os dias na cidade, que hoje ainda são depositadas no lixão da Vila Princesa.