Ministério da defesa sistema de proteção da Amazônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O temporal registrado entre as 13h30 e 15h30 desta terça-feira (13) em boa parte de Porto Velho trouxe rajadas de vento e raios que causaram prejuízos à população da cidade. O evento foi uma precipitação convectiva, ou seja, uma chuva causada pelo forte calor associado à alta umidade. “Esse tipo de precipitação é intenso e rápido, e vem acompanhado de ventos fortes e trovões que caem sobre uma pequena área”, explica José Carvalho, chefe da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
A chuva cortou a cidade no sentido leste-oeste, porém, caiu mais intensamente sobre as zonas leste e sul da capital, onde houve picos de chuva de até 75 milímetros por hora, o que é considerado significativo. Segundo os meteorologistas, chuvas como essa indicam que já teve início a transição para a estação chuvosa. “Os temporais são comuns entre os meses de setembro e outubro em Rondônia, quando a região está em transição para a estação chuvosa, o chamado inverno amazônico”, revela Carvalho. Por isso, é necessário que a população esteja atenta aos fortes ventos e raios, evitando expor-se sob estruturas frágeis, árvores e em locais descampados.
Para esta quarta-feira (14), as condições para que ocorram novos temporais como o de hoje existem, podendo ser menos ou mais intensos. Porto Velho amanhece com o tempo nublado, mas tem pouca possibilidade de chuva pela manhã. Já à tarde, quando o tempo abafado e o mormaço intensificam a instabilidade, há previsão de que ocorram pancadas de chuva com trovoadas até à noite. Para todo o estado a previsão também é de céu parcialmente nublado com predominância de muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas durante o período da tarde e inicio da noite.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!