A prefeitura de Porto Velho lançou o edital para a contratação de um veterinário para trabalhar no frigorífico de Abunã — distante cerca de 200 quilômetros da capital. As inscrições encerram nesta quinta -feira, 15, e estão abertas desde a última segunda-feira, 12.
Para participar do processo seletivo o interessado deve baixar o edital que está disponível no site da prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br) e comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), munido de seus documentos para efetivar a inscrição. Na sexta-feira, 16, será feita a homologação das inscrições e no domingo, 18, será aplicada a prova para a seleção do candidato que será contratado. O edital exige experiência profissional mínima de seis meses.
O teste está divido em dois itens: conhecimento veterinário e técnica de fiscalização. A prova será realizada na Fundação Escola do Servidor Público Municipal (Funescola), na rua Elias Gorayeb com Quintino Bocaiúva, bairro Liberdade.
Pelo cronograma do processo seletivo, na segunda-feira, 19, será publicado o gabarito da prova; na terça, 20, sai o resultado parcial para conhecimento público; na quarta, 21, serão recebidos os recursos, caso algum candidato sinta-se prejudicado e queira apresentar recurso; na quinta, 22, será divulgado o resultado final do concurso.
Para a contratação do veterinário que trabalhará na fiscalização do frigorífico de Abunã, a Prefeitura de Porto Velho firmou um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A construção do frigorífico já foi concluída, mas para o frigorífico funcionar, há a necessidade da contratação de um veterinário.
Empregos diretos
Na visita que fez ao distrito de Abunã, na última sexta-feira, 09, o prefeito Roberto Sobrinho lembrou que o funcionamento do frigorífico será importante para aquecer a economia na comunidade, sendo uma alternativa à agricultura e à pesca, os principais produtos econômicos da região.“Esse é um empreendimento importante para Abunã porque ele irá gerar aproximadamente uns 200 empregos diretos. E o que é mais importantes, essa mão-de-obra será contratada aqui, entre os moradores de Abunã. É a garantia de geração de emprego e renda para fazer movimentar a economia local”, disse o prefeito na ocasião.
O gerente do frigorífico, João Paisano, adiantou que os trabalhadores serão capacitados por 30 profissionais que serão contratados para qualificar essa mão-de-obra. “Eles receberão orientações, principalmente, sobre os procedimentos de abate do gado. Após esse curso, eles começarão a ser contratados para o trabalho”, afirmou.
Para o secretário José Wildes, da Semagric, o frigorífico será importante não apenas para o distrito do Abunã, mas para toda a região de entorno também. “Os produtores rurais que hoje precisam levar seu gado para ser abatido em Porto Velho, vão poder fazer esse serviço em Abunã, que para eles representará redução de custo e de tempo”. Disse.
O frigorífico trabalhará inicialmente com a capacidade de abater entre 450 a 500 cabeças de gado por dia, mas dependendo da demanda, há a possibilidade de expansão desse limite. “Pensamos, no futuro, fazer mais investimentos, mas vai depender da demanda”, afirmou o gerente do frigorífico.