Vai faltar
Nesta quarta-feira o café da manhã dos presos vai chegar atrasado, se chegar. A Secretaria de Justiça não paga a empresa que fornece alimentação para os presos há dois meses a os funcionários já deram o ultimato, afirmando que vão paralisar. O Tribunal de Justiça está realizando a operação “Justiça Rápida” e é bom suspender os trabalhos nesta quarta-feira nos presídios, porque o “caldeirão vai ferver” logo cedo.
Complicando
No início do ano PAINEL POLÍTICO denunciou a crise no setor de alimentação dos presídios e hospitais em função da falta de definição dos contratos, que estavam vencendo e havia muitos lobistas no circuito tentando tomar dinheiro dos empresários do setor. Nesse contexto surgiu o nome de Francisco de Assis Ramos, cunhado do governador, casado com Claudia Moura, secretária de Ação Social do governo. Pois bem, passada a crise inicial, alguns contratos foram aditivados, outros foram licitados e coube a empresa Nutri Mais a alimentação hospitalar. Mas é aí que a porca torce o rabo.
Precariedade
Há algum tempo PAINEL POLÍTICO comentou sobre a precariedade das instalações dessa empresa, cuja localização já é atrapalhada. Ela está instalada na Rua Paulo Leal, esquina com Tenreiro Aranha. Seus veículos atrapalham o já complicado trânsito e o prédio está em obras há muito tempo. Mas a empresa não vem dando conta do recado.
Mas o que acontece?
Grandes negócios, grandes responsabilidades e muita gente envolvida. Quando se viu exposto em uma série de esquemas, o cunhado do governador Francisco de Assis decidiu recuar e foi buscar abrigo no gabinete do senador Valdir Raupp, onde está lotado há alguns meses e vem dando expediente em Brasília. De lá, longe dos holofotes, ele vem costurando uma série de negócios, entre eles, segundo informações de pessoas ligadas ao palácio, estaria a isenção fiscal para as usinas do Madeira e insistência em “participar” de alguns contratos, entre eles o da alimentação de presos e doentes.
Oxigênio
Um parlamentar estadual que detém contratos de fornecimento de oxigênio para a rede hospitalar andou reclamando ao próprio governador que o preço do oxigênio havia subido em função de uma suposta comissão que estaria sendo paga ao “primeiro cunhado”. Claro que a notícia caiu como uma bomba na cabeça de Confúcio e aí foi hora de Assis “deitar o cabelo” em direção à Brasília.
Outra
No dia 25 de agosto, uma quinta-feira, fornecedores que venderam equipamentos para o hospital de Cacoal foram surpreendidos em Manaus com a presença do primeiro cunhado, que tentava conseguir uma “comissão”. Acontece que a venda dos produtos foi feita através de licitação e a empresa vencedora apresentou o menor preço, o que facilitou bater a “porta na cara” de Assis. Esse episódio também chegou aos ouvidos de Confúcio.
É pouco
Nos últimos tempos em Rondônia muito tem se falado em educação, e esse tema virou discurso fácil em boca de políticos, principalmente quando se avizinham as eleições. Pois bem, o assunto é extremamente sério e tem a ver com o dia a dia de todos. Estados e municípios são obrigados por lei a investir pelo menos 25% de sua receita no setor e muitos sequer conseguem atingir essa meta mínima. O Brasil precisa priorizar a educação para poder se tornar uma potência e entrar para a lista de países desenvolvidos, mas por aqui o professor faz que ensina e o aluno faz que aprende e o resultado é uma legião de analfabetos funcionais, que quando sentam no banco de uma faculdade sequer consegue fazer uma leitura continuada.
Dias desses
Conversava com outros jornalistas sobre a importância que tinha a disciplina de português nas escolas. Professores passavam ditado, e era o terror de muitos alunos, mas era exatamente ali onde se aprendia a conhecer as palavras. Com a modernização do ensino diversas metodologias que funcionavam foram deixadas de lado e a adoção do sistema apostilado, decoreba, provas de “marcar X” foram adotadas e os estudantes foram ficando cada vez mais preguiçosos. O reflexo disso se percebe em provas discursivas, onde existe a necessidade de raciocinar e expressar idéias, a grande maioria “leva pau”.
Sem contar
A defasagem salarial dos professores e a precariedade das escolas. Um exemplo claro desse descaso ocorreu nesta terça-feira, quando uma chuva de verão demoliu completamente a escola municipal Nova República, no bairro Nova Floresta em Porto Velho, que colocou em risco a vida de dezenas de crianças. O prédio, segundo pais de alunos, foi reformado recentemente e a nova estrutura não resistiu aos ventos. Das duas uma, ou o material utilizado na estrutura era de quinta categoria ou estava tudo emendado com cola à base de água. Acredito mais na primeira opção.
Mas
Não se engane. A rede estadual de ensino caminha no mesmo sentido. Os prédios estão sendo pintados em uma ação propagandista do atual secretário, como se tinta resolvesse a qualidade do ensino. Tenho certeza, assim como milhares de educadores, diretores, pais e alunos que as escolas têm inúmeras necessidades prioritárias e pintura não é uma delas. A falta de merenda, a realização do JOER, a climatização de salas, reformas estruturais e melhores salários para os professores e demais profissionais da educação são muito mais necessárias.
Enquanto isso
O secretário de educação fica propalando através de matérias enviadas à imprensa que “as escolas estaduais obtiveram melhores notas no ENEM”, mas Rondônia tem 160 escolas participantes e destas, 64 obtiveram resultados “acima da média”. Vale lembrar que a “média nacional” não é lá essas coisas e o resultado obtido no ENEM deste ano é reflexo da administração anterior. Portanto, nada a ver com Júlio Olivar e sua equipe.
No interior
Mileni Mota lança sua pré-candidatura à prefeitura de Rolim de Moura no próximo sábado, durante o encontro regional do PTB. O evento acontece a partir das 9 horas no teatro Francisca Julia e vai contar com a presença do deputado federal Nilton Capixaba e do presidente da Assembleia Valter Araújo.
No mesmo dia
E praticamente no mesmo horário em Porto Velho o PSOL estará realizando um ato público de filiação na Câmara Municipal de Porto Velho. A filiação acontecerá durante toda a manhã. Na ocasião haverá uma palestra proferida pelo presidente do Diretório Estadual Pastor Aluízio Vidal e pelo Professor Adilson Siqueira, presidente de honra do PSOL/RO, com o tema PSOL, Um Partido Necessário.
Entrevista
Nesta quarta-feira o programa Conteúdo Amazônico, apresentado pelo jornalista Paulo Benito entrevista Alan Alex, redator de PAINEL POLÍTICO. O programa é exibido bem cedo, 6 da manhã, de segunda à sexta na TV Allamanda. Na pauta política e comentários sobre questões atuais.
Boa notícia
O uso diário de um spray nasal de insulina ajudou a melhorar o raciocínio e memória de portadores do mal de Alzheimer, disseram pesquisadores dos Estados Unidos. O estudo foi limitado a 104 pacientes com sintomas leves a moderados da doença, ou então com um distúrbio precursor do Alzheimer, a deficiência cognitiva amnésica branda (aMCI, na sigla em inglês). Mesmo pacientes submetidos a uma dose menor também tiveram melhora ao se lembrarem de detalhes de uma história, após um pequeno intervalo. Especialistas alertam que os resultados precisam ser confirmados em estudos maiores e mais prolongados, mas dizem que o resultado é bem-vindo num momento em que há poucos tratamentos efetivos para os problemas de memória que atingem os portadores do mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável. Cerca de 35 milhões de pessoas no mundo todo sofrem do mal de Alzheimer, a forma mais comum de demência. Os medicamentos atuais tratam os sintomas, mas não há drogas capazes de conter a progressão da doença, que é fatal.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefone9248-8911.