ARTIGO - O DIA DA PÁTRIA - Por Confúcio Moura

ARTIGO - O DIA DA PÁTRIA - Por Confúcio Moura

ARTIGO - O DIA DA PÁTRIA - Por Confúcio Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje é 7 de setembro. Um feriado nacional, as lojas fecham e tudo para. Este dia que parece um domingo, deixado de propósito para os desfiles nas escolas, mobilização nos quartéis com apresentações militares e nos céus os aviões fazem espetáculos.
Fica como o dia dos desfiles. O pessoal sai de casa, vê na TV e de certa forma gosta da festa. Realmente tudo é bonito. Mas, fica nisto. Quase ninguém procura saber o significado real do 7 de setembro. Também pudera, faz tanto tempo!
Nem vou trazer aqui o Tiradentes. Nem vivo e nem morto. O nosso herói nacional. Nem dizer da sua ousadia de ser um revolucionário. Vamos deixar Tiradentes quieto. Nem da petulância, de certa forma traição aos portugueses do Dom Pedro I, com o seu grito de Independência ou morte.
Vamos trazer tudo junto para o agora. E glorificar a liberdade. Ser livre, ser Brasil independente, dono do nariz, ir e vir, ter leis nacionais, Congresso, República. Mas, faz tanto tempo que aconteceu, em 1822, que não dá para lembrar de tudo. Mas, de qualquer forma, antes tarde do que nunca, ainda é tempo de fazer alguma coisa pela pátria amada.
 O que fazer pela pátria minha gente?
Pela pátria é difícil fazer alguma coisa que apareça e seja relevante. Mas, vamos esquartejar a pátria, picotá-la em pedacinhos e vamos reduzi-la a nossa família. Aí sim.
 O que fazer pela nossa família?
Basta que sejamos o Tiradentes da nossa própria família, o Tiradentes da nossa rua, do nosso bairro, quem sabe da nossa cidade. Que seja um herói anônimo, cuidando dos seus filhos, levando-os para escola, lendo pra eles, contando história da Independência, dos índios, dos negros, dos brancos. Vamos trabalhar para que os filhos desprezados e pobres possam ter oportunidades para serem livres e iguais.
A liberdade não é simplesmente ir e vir. A liberdade é mais do que isto – é o conhecimento. A liberdade é a escola boa. O conhecimento tem asas e voa. O conhecimento tem chave na mão para abrir as portas do mundo. Tiradentes botou a chave da liberdade em sua mão, esta chave também tem asas, ela é mágica, você também pode voar. A chave está nas curvas do Brasil. É o conhecimento. Sem esta chave você será um prisioneiro de si mesmo.
Tiradentes não vai morrer nunca. Viva o Brasil!
Agora, vamos assistir ao desfile. Bom dia.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS