Força tarefa vai enfrentar violência sexual contra crianças e adolescentes nos arredores das usinas

Força tarefa vai enfrentar violência sexual contra crianças e adolescentes nos arredores das usinas

Força tarefa vai enfrentar violência sexual contra crianças e adolescentes nos arredores das usinas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Garantir a transparência da destinação de recursos, tanto por parte dos órgãos públicos, quanto do setor empresarial, com a participação popular e assegurar que nas ações compensatórias sejam garantidos, prioritariamente, os direitos das comunidades locais afetadas pelas construções das usinas hidrelétricas do Rio Madeira, são algumas das ações que a Rede Municipal de Enfretamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes pretende realizar nos próximos dias, em Porto Velho.
Estes compromissos estão formalizados na Carta a Porto Velho, assinada pela ministra de direitos humanos, Maria dos Rosário Nunes e outras autoridades estaduais, municipais e representantes das empresas construtoras das usinas, durante o Encontro Nacional “O Impacto das Grandes Obras e a Violação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Desafio para prevenção de Violência Sexual”, realizado na capital, no dia 22 de agosto.
Na terça-feira (6), no SENAC, às 15 horas, representantes de instituições públicas governamentais e da sociedade civil, se reunirão para revisar o plano municipal e estadual de enfretamento a violência sexual, com o objetivo de torná-lo mais adequado as demandas dos distritos de Jacy-Paraná, Nova Mutum e Abunã bem como fortalecer a rede de proteção de Porto Velho para atender crianças e adolescentes vítimas de violência.
O comitê também vai acompanhar os compromissos assumidos pelo governador Confúcio Moura, perante a ministra Maria do Rosário, de aplicar parte dos recursos de compensações das usinas, na construção de uma escola com período integral que unirá o ensino médio e o tecnológico profissional, em Jaci-Paraná.
A construção de um prédio onde funcionará de base a para a Polícia Militar e Ambiental e o Corpo de Bombeiros. Segundo Confúcio Moura, as obras seguirão rapidamente e a ordem de serviço deve ser anunciada já no inicio deste mês.
Segundo a representante do Comitê Nacional de Enfretamento à Violência Sexual e integrante do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA-RO), Denise Campos, é preciso reunir esforços para promover os direitos humanos de todas as crianças e adolescentes, em especial os direitos sexuais e reprodutivos. Isso significa lutar por políticas públicas de educação, assistência social, saúde, segurança, esporte lazer e outros. Reafirmando assim, o principio constitucional da prioridade absoluta de crianças adolescente.
Comitê Nacional
Na seqüência do encontro com a ministra, o Comitê Nacional realizou durante dois dias, uma Assembléia Geral Ordinária que analisou os resultados das ações desenvolvidas entre 2008 e 2011 e definiu a agenda para os próximos três anos, sendo um dos principais desafios o empoderamento de crianças e adolescentes para o exercício de sua condição de sujeitos de direitos. Também foram eleitos os cinco representantes regionais e os dois representantes estaduais, sendo um adulto e um jovem para composição do novo colegiado nacional.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS