PROCON Vilhena ingressa ação civil pública contra CERON S/A

PROCON Vilhena ingressa ação civil pública contra CERON S/A

PROCON Vilhena ingressa ação civil pública contra CERON S/A

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O PROCON- RO, representado pelo senhor Acacio Felix da Costa Gerente Regional do PROCON Vilhena ingressou no dia 18 de agosto com uma ação civil pública, com pedido de tutela antecipada, contra a CERON - Centrais elétricas de Rondônia por cobrança indevida e alegações de fraudes e abuso de poder na suspensão do serviço, acarretando assim péssimo serviço aos consumidores do município.
 A ação foi distribuída na 4ª Vara cível e o julgamento deve ocorrer nos próximos dias, seguindo as determinações do Código d processo Civil e em respeito aos princípios Constitucionais.
Razão do problema
Segundo os consumidores, é comum a companhia de energia realizar de forma unilateral vistorias em medidores de energias, os mais conhecidos como relógios da CERON e bastando uma única vistoria por parta da empresa já é motivo para notificação junto ao consumidor, gerando a imediata suspensão do fornecimento de energia, ferindo assim o Principio da ampla defesa e do contraditório, uma vez que a empresa que faz o aferimento do relógio é contratada pela própria fornecedora de Energia, no caso a CERON- RO.
Liminar concedida pela Justiça.
A partir de inúmeras reclamações o PROCON ingressou a devida ação, e a 4ª vara cível concedeu liminarmente que CERON a suspenda a cobrança dos valores decorrentes da inspeção da reclamada, bem como proibindo o corte/suspensão do fornecimento de energia e ainda determinou a sua religação imediata no prazo de 24 horas, nos casos que já ocorreu a suspensão do fornecimento e no caso de descumprimento a referida liminar estipula multa diária de , R$200,00 (duzentos reais)para cada consumidor atingido.  A antecipação da tutela se deu em virtude da existência da aparência do bom direito e o fundado receio de configuração de dano de difícil reparação, uma no tribunal de Justiça de Rondônia já existem decisões contra as pericias unilaterais realizadas pela CERON-RO.                                                                                                                                        Para o Coordenador Estadual do PROCON Rondônia, “O PROCON de Vilhena é o pioneiro nesse tipo de ação, surgindo como modelo para as demais regionais procons e entidades organizadas na defesa do consumidor, e ações dessa natureza fortalece o Órgão (PROCON) na proteção dos direitos do consumidor, alem do próprio consumidor que passa a depositar os devidos créditos nos órgãos de defesa do consumidor e na própria Justiça e assim denunciar à todo momento os abusos por parte de fornecedores” disse Rui Costa.
O PROCON de Vilhena atende ao publico das 8 hrs as 13:30 horas e esta situado na Avenida Celso Mazutti, nº5147, Centro, Telefone, 33224941/3110/7106, alem das ações do PROCON itinerante que acontece nas cidades vizinhas da grande Vilhena, como é ocaso do município de Cabixi que na próxima sexta-feira (02) recebe o PROCON Itinerante, com inicio de atendimento as 9 horas nas dependência da Escola Estadual. Fonte- assessoria PROCON RO.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS