Nativida facilita acesso a medicamentos para pacientes de baixa renda

Nativida facilita acesso a medicamentos para pacientes de baixa renda

Nativida facilita acesso a medicamentos para pacientes de baixa renda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O atendimento é gratuito à população e contempla o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento clínico e laboratorial das doenças triadas pelo laboratório.
 
O Nativida (Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal) é referencia no diagnóstico de doenças que são identificadas através da Triagem Neonatal, mas conhecido como Teste do Pezinho. Além de identificar as patologias das Fases I e II, que contemplam a pesquisa para hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias, o laboratório também oferece equipe multidisciplinar especializada para acompanhamento médico e tratamento aos pacientes portadores das doenças gratuitamente.
 
Para facilitar o acesso à medicação necessária para o tratamento das doenças contempladas pelo programa de triagem, o laboratório desenvolve um papel importante e necessário para os pacientes, que é a capitação e distribuição dos medicamentos que são disponibilizados pela rede pública. A pequena Lohaine Soares, dois anos, recebe o tratamento oferecido pelo Nativida desde os primeiros dias de vida. A mãe de Lohaine, Débora Soares relata que o acompanhamento realizado pela equipe multidisciplinar do laboratório possibilita a melhoria da qualidade de vida da filha. “Em cada consulta recebemos todas as orientações médicas e já saímos daqui com o medicamento. Minha filha tem um tratamento de alta qualidade. Moramos no bairro Cidade do Lobo, muito distante do Centro, o que dificulta o acesso a tudo”, falou.
 
Segundo o Dr. Leonardo Pires, diretor do laboratório neonatal, se não obtivesse o diagnóstico e tratamento adequado nos primeiros meses de vida, Lohaine iria apresentar dificuldade para se alimentar, ganho de peso insuficiente, distúrbios respiratórios, entre outras complicações ocasionadas pela doença. “Daí a importância do teste laboratorial nos primeiros dias de vida. A falta de tratamento precoce do hipotireoidismo também compromete o crescimento e o desenvolvimento mental da criança”.
 
De acordo com o gerente administrativo do Nativida, José Augusto Neto, este trabalho é fundamental para as famílias dos pacientes, que em sua maioria, moram em regiões afastadas dos postos de distribuição de medicamentos públicos. “Na primeira consulta os responsáveis pelo paciente assinam uma procuração e nós fazemos o pedido da medicação. Na consulta o paciente já sai com o medicamento na mão e orientação de como usar”.
 
Parceria garante medicamento à pacientes no interior
 
O gerente do Nativida destaca ainda que este serviço é essencial para os pacientes que residem em outros municípios. Segundo Neto o Nativida possui parceria com uma transportadora que faz a entrega direto na residência do paciente. “Neste caso o paciente não corre o risco de ficar sem o medicamento. Nem sempre a unidade de distribuição tem o remédio no estoque. Fazendo uma programação antecipada contribuímos para a eficácia do tratamento, pois na maioria dos casos a falta da medicação pode gerar complicações no tratamento ou em casos mais graves pode levar o paciente a óbito”, frisou.
 
A equipe multidisciplinar do Nativida é composta por pediatra, endocrinologista, hematologista, nutricionista e assistente social, que acompanham atualmente mais de mil pacientes. O atendimento é gratuito à população e contempla o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento clínico e laboratorial das doenças triadas pelo laboratório.
 
Outro diferencial que garante a excelência do Nativida é o fornecimento voluntário do medicamento para a patologia da Hiperplasia Adrenal Congênita para quem não tem condições financeiras de comprá-lo. A hiperplasia é uma desordem genética das glândulas adrenais. Normalmente as glândulas adrenais ajudam a manter o corpo em equilíbrio ao fabricar as quantidades adequadas de hormônios. O medicamento não é fornecido pelo Estado e a falta de tratamento pode levar o paciente a óbito.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS