Quem recebe a dose única da tríplice viral, usada contra a pólio, também fica protegido contra a caxumba e rubéola, pois a vacina imuniza o organismo contra as três doenças ao mesmo tempo.
Compartilhe |
A secretaria municipal de Saúde reforçou na manhã desta segunda-feira, 22, que vai continuar vacinando contra Poliomielite e Sarampo até o dia 16 de setembro. A campanha em Porto Velho teve início no dia 12 e foram vacinadas até esta segunda 28 mil crianças, correspondendo a 78% de 95% da população infantil do município, meta da prefeitura. Crianças menores de cinco anos recebem a gotinha contra a pólio; já a vacina contra o sarampo, dose única, é oferecida para crianças entre um e sete anos.
“As vacinas não tem contraindicação, por isso reforçamos aos pais que ainda não tiveram tempo de vacinar seus filhos que procurem uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e proteja-os contra a pólio e sarampo”, afirma Williames Pimentel, secretário da Semusa.
A enfermeira Rosângela Muniz Bezerra afirma que desde a década de 80 a poliomielite foi erradicada no Brasil e para que não ocorram mais casos é importante vacinar, evitando que o vírus volte a circular, e ressalta ainda que a procura tem sido grande, cerca de 20 vacinações por dia e esclarece: “quem recebe a dose única da tríplice viral, usada contra a pólio, também fica protegido contra a caxumba e rubéola, pois a vacina imuniza o organismo contra as três doenças ao mesmo tempo”, disse Rosângela.
Sem o cartão Maria Aparecida Saraiva , diretora da unidade de saúde da família Ronaldo Aragão, chama a atenção dos pais que deixam de vacinar seus filhos alegando terem perdido cartão de saúde: “basta ao pais procurarem o posto de saúde onde seu filho já foi atendido, lá terá o controle de vacinação e poderão emitir um novo cartão de controle de vacinação” disse Maria Aparecida.
A recomendação é não vacinar crianças que tenham câncer ou AIDS, ou as que tenham apresentado reação alérgica grave com a dose anterior. Se a criança estiver com febre ou infecção, deve-se consultar um médico antes de tomar a vacina. As unidades de saúde atendem das 08h às 17h, de segunda a sexta.