Ministério Público de Rondônia atinge meta do ENASP na análise de inquéritos sobre homicídios

Ministério Público de Rondônia atinge meta do ENASP na análise de inquéritos sobre homicídios

Ministério Público de Rondônia atinge meta do ENASP na análise de inquéritos sobre homicídios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Apoio ao Promotor de Justiça (GAP), atingiu a meta estabelecida pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) para análise e manifestação em inquéritos policiais de homicídios consumados e tentados, instaurados até dezembro de 2007. A meta foi estabelecida pelo ENASP em razão do grande acúmulo de inquéritos policiais sobre homicídios, abertos antes de 31 de dezembro de 2007, e que seguiam sem solução.
 
Em Porto Velho, existiam cerca de 560 inquéritos pendentes de conclusão, que começaram a chegar a partir do dia 17 de março de 2011, perfazendo um total de 73 dias de trabalho, incluindo em fins de semana e feriado. Desse total, 192 foram arquivados; apresentadas 322 cotas (cumprimento/complementação de diligências), 45 denúncias e um parecer.
 
Os trabalhos do GAP foram realizados sob a chefia do Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho, tendo como coordenador da ENASP no Estado de Rondônia, o Promotor de Justiça Pedro Wagner Almeida Pereira Júnior. Ficou sob a incumbência dos assistentes de Promotoria de Justiça João Henrique Alves Rodrigues, Rafaela Freitas dos Santos e Thaís Fernanda Thomazzoni, que realizaram uma triagem de todos os inquéritos enviados ao GAP e a seleção deles em grupos: arquivamento, cota e denúncia.
 
Para análise dos inquéritos, o GAP utilizou-se de ferramentas do Controle Automático de Feitos do MP-RO para ou buscar informações acerca dos envolvidos ou confirmar aquelas constantes dos processos (dados pessoas e endereços, por exemplo). Também foi utilizado o sistema INFOSEG e consultas ao site do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e outros Tribunais, quando constatado que o suspeito residia em outra localidade e lá poderia ter praticado outros crimes.
 
O Ministério Público de Rondônia foi o responsável pelo desenvolvimento do Inqueritômetro, sistema desenvolvido para acompanhar a evolução e conclusão dos inquéritos sobre homicídios dolosos (consumado ou tentados) e crimes conexos, instaurados até dezembro de 2007. O sistema foi aprovado em abril de 2011, por Juízes, Promotores, Procuradores, Policiais e Defensores Públicos, além de representantes dos Conselhos Nacional do Ministério Público (CNMP) e de Justiça (CNJ), reunidos em Brasília, integrantes do Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública.
 

Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do MP-RO, o Inqueritômetro irá mostrar, por estado e nacionalmente, de forma gráfica, o número total de inquéritos, quantos foram concluídos – seja com oferecimento de denúncia ou arquivamento – e quantos estão pendentes de diligência.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS