A capital paranaense foi palco das principais discussões que norteiam a profissão de Enfermagem no país. Curitiba sediou no período de 08 a 11 de agosto o 14º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o qual é considerado o maior evento de enfermagem da América Latina. O Centro de Convenções Expotrade, se tornou pequeno para acomodar representantes dos 27 estados da federação brasileira, onde o número de inscritos passou de 7.000 congressistas.
Em uma noite memorável que marcou o início dos trabalhos e após a apresentação de todas as delegações, o público foi brindado com a belíssima apresentação musical da Orquestra Sinfônica Villa Lobos de São Paulo, regida pelo maestro e violinista Adriano Machado. Do erudito ao popular, no repertório foram tocados clássicos e execuções dos mais variados estilos musicais, entre elas, Also Sprach Zarathustra de Richard Strauss e claro, não poderia faltar Aquarela do Brasil.
O evento deste ano teve como tema central “A DIMENSÃO SOCIAL DA ENFERMAGEM – para além dos setores público e privado”, cujo tema definido como fio condutor das discussões são – “ A Enfermagem e o terceiro setor”, “Ética e a legislação em enfermagem” e “Empreendedorismo”.
A rondoniense Wilma Suely Batista Pereira teve uma participação marcante dentro da programação científica. Ela que é doutora docente do Departamento de Saúde Coletiva da UNIR, compôs a Comissão Científica do 14º CBCENF. Ao longo de todo o semestre, se reuniu com as demais doutoras que compuseram a Comissão para conceber toda a programação científica do evento, bem como a análise e seleção dos trabalhos a serem apresentados. Além disso, a professora Wilma ainda ministrou conferência sobre a inclusão social de ribeirinhos, em mesa redonda com colegas de Roraima, São Paulo e Espírito Santo.
Prêmio Anna Nery
O prêmio Anna Nery passa a ser a maior honraria, o “Oscar” da enfermagem, a forma com a qual o Conselho Federal de Enfermagem passa a reconhecer as maiores personalidades, homenagear e destacar todos aqueles que tem história e que fazem a história da enfermagem no Brasil. E para simbolizar esta honraria, buscou-se nos trabalhos do artista plástico paranaense Luiz Gagliastri, a criação de uma obra que simbolizasse o espírito da enfermagem.
Inspirado na lendária Florence Nightingale, imortalizada como a “dama da lâmpada”, o artista confeccionou em alumínio e bronze, a mão e a lâmpada. Simboliza a vigilância constante, o cuidado permanente, a luz quando tudo parecer escuro, o calor quando o frio da desesperança se aproxima. A mão amiga nos momentos de dor e desamparo.
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia - Coren/RO, Diogo Casal, foi um dos agraciados e recebeu das mão do presidente do Conselho Federal de Enfermagem Dr. Manoel Carlos Neri, o primeiro prêmio Anna Nery.
Conselho Internacional de Enfermagem – CIE
O diretor executivo do Conselho Internacional de Enfermagem-CIE, David Benton, esteve presente no 14º CBCENF. De acordo Benton, o conselho se reúne a cada dois anos e tem 135 países como membros que representam os mais de 13 milhões de profissionais de enfermagem do mundo inteiro. Ele destaca ainda que o CIE, é a primeira e maior organização internacional de profissionais de saúde de todo o planeta.
Em 2007 o evento do Conselho Internacional de Enfermagem teve como sede Yokohama-Japão; 2009 Durban-África do Sul; 2011 La Valeta - Malta. Para 2013 o evento está previsto para ser realizado em Melbourne-Austrália e em 2017 na Coreia do Sul.
Convênio do Cofen com a Fiocruz
Um dos pontos marcantes no evento, foi a assinatura do convênio entre as principais organizações representativas da enfermagem brasileira, COFEN, ABEN e FNE que se unem ao Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para uma pesquisa inédita no país – “Perfil da Enfermagem no Brasil”, visando conhecer o perfil dos mais de 1,5 mil profissionais da enfermagem.
A pesquisa buscará caracterizar, por meio de um levantamento amostral, o número de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem em atividade, enfocando aspectos sóciodemográficos, formação profissional e acesso a formação técnico-científica, envolvendo o universo de trabalho e aspectos político-ideológicos da profissão.
Lançamento do Fórum Nacional 30 horas Já
Foi lançado na abertura do 14º CBCENF na noite de segunda-feira (8/8), o Fórum Nacional 30 horas Já – enfermagem unida por um objetivo, movimento que representa uma luta permanente dos profissionais de enfermagem pela jornada das 30 horas semanais. O presidente do COFEN, Manoel Carlos Neri, apresentou aos congressistas as principais diretrizes e estratégias do movimento.
O Fórum conta com a participação do COFEN e do apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), da Federação Nacional de Enfermagem (FNE) e da Confederação dos Trabalhadores de Saúde (CNTS). A partir dessa mobilização das entidades representativas da Enfermagem, o “Fórum Nacional 30 horas Já” objetivas fortalecer a categoria para a aprovação do Projeto de Lei 2295/2000.
O 14º CBCENF foi uma oportunidade de toda a enfermagem brasileira se encontrar, trocar experiências e descobrir que somos tão diferentes na cultura, mas tão semelhantes no cuidado e no amor pela profissão. A programação cultural do evento contou ainda com shows da dupla Zezé di Camargo e Luciano, o grupo de pagode Fundo de Quintal e no encerramento, a banda de rock Capital Inicial.