Rondonienses participam do maior congresso de enfermagem da América Latina

Em uma noite memorável que marcou o início dos trabalhos e após a apresentação de todas as delegações, o público foi brindado com a belíssima apresentação musical da Orquestra Sinfônica Villa Lobos de São Paulo, regida pelo maestro e violinista Adriano Ma

Rondonienses participam do maior congresso de enfermagem da América Latina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A capital paranaense foi palco das principais discussões que norteiam a profissão de Enfermagem no país. Curitiba sediou no período de 08 a 11 de agosto o 14º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o qual é considerado o maior evento de enfermagem da América Latina. O Centro de Convenções Expotrade, se tornou pequeno para acomodar representantes dos 27 estados da federação brasileira, onde o número de inscritos  passou de 7.000 congressistas.
Em uma noite memorável que marcou o início dos trabalhos e após a apresentação de todas as delegações, o público foi brindado com a belíssima apresentação musical da Orquestra Sinfônica Villa Lobos de São Paulo, regida pelo maestro e violinista Adriano Machado. Do erudito ao popular, no repertório foram tocados clássicos e execuções dos mais variados estilos musicais, entre elas, Also Sprach Zarathustra de Richard Strauss e claro, não poderia faltar Aquarela do Brasil.
O evento deste ano teve como tema central “A DIMENSÃO SOCIAL DA ENFERMAGEM – para além dos setores público e privado”, cujo tema definido como fio condutor das discussões são – “ A Enfermagem e o terceiro setor”, “Ética e a legislação em enfermagem” e “Empreendedorismo”.
A rondoniense Wilma Suely Batista Pereira teve uma participação marcante dentro da programação científica. Ela que é doutora docente do Departamento de Saúde Coletiva da UNIR, compôs a Comissão Científica do 14º CBCENF. Ao longo de todo o semestre, se reuniu com as demais doutoras que compuseram a Comissão para conceber toda a programação científica do evento, bem como a análise e seleção dos trabalhos a serem apresentados. Além disso, a professora Wilma ainda ministrou conferência sobre a inclusão social de ribeirinhos, em mesa redonda com colegas de Roraima, São Paulo e Espírito Santo.
Prêmio Anna Nery
O prêmio Anna Nery passa a ser a maior honraria, o “Oscar” da enfermagem, a forma com a qual o Conselho Federal de Enfermagem passa a reconhecer as maiores personalidades, homenagear e destacar todos aqueles que tem história e que fazem a história da enfermagem no Brasil. E para simbolizar esta honraria, buscou-se nos trabalhos do artista plástico paranaense Luiz Gagliastri, a criação de uma obra que simbolizasse o espírito da enfermagem.
Inspirado na lendária Florence Nightingale, imortalizada como a “dama da lâmpada”, o artista confeccionou em alumínio e bronze, a mão e a lâmpada. Simboliza a vigilância constante, o cuidado permanente, a luz quando tudo parecer escuro, o calor quando o frio da desesperança se aproxima. A mão amiga nos momentos de dor e desamparo.
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia - Coren/RO,   Diogo Casal, foi um dos agraciados e recebeu das mão do presidente do Conselho Federal de Enfermagem Dr. Manoel Carlos Neri, o primeiro prêmio Anna Nery.
Conselho Internacional de Enfermagem – CIE
O diretor executivo do Conselho Internacional de Enfermagem-CIE, David Benton, esteve presente no 14º CBCENF. De acordo Benton, o conselho se reúne a cada dois anos e tem 135 países como membros que representam os mais de 13 milhões de profissionais de enfermagem do mundo inteiro. Ele destaca ainda que o CIE, é a primeira e maior organização internacional de profissionais de saúde de todo o planeta. 
Em 2007 o evento do Conselho Internacional de Enfermagem teve como sede Yokohama-Japão; 2009 Durban-África do Sul; 2011 La Valeta - Malta. Para 2013 o evento está previsto para ser realizado em Melbourne-Austrália e em 2017 na Coreia do Sul.
Convênio do Cofen com a Fiocruz
Um dos pontos marcantes no evento, foi a assinatura do convênio entre as principais organizações representativas da enfermagem brasileira, COFEN, ABEN e FNE que se unem ao Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para uma pesquisa inédita no país – “Perfil da Enfermagem no Brasil”, visando conhecer o perfil dos mais de 1,5 mil profissionais da enfermagem.
A pesquisa buscará caracterizar, por meio de um levantamento amostral, o número de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem em atividade, enfocando aspectos sóciodemográficos, formação profissional e acesso a formação técnico-científica, envolvendo o universo de trabalho e aspectos político-ideológicos da profissão.
Lançamento do Fórum Nacional 30 horas Já
Foi lançado na abertura do 14º CBCENF na noite de segunda-feira (8/8), o Fórum Nacional 30 horas Já – enfermagem unida por um objetivo, movimento que representa uma luta permanente dos profissionais de enfermagem pela jornada das 30 horas semanais. O presidente do COFEN, Manoel Carlos Neri, apresentou aos congressistas as principais diretrizes e estratégias do movimento.
O Fórum conta com a participação do COFEN e do apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), da Federação Nacional de Enfermagem (FNE) e da Confederação dos Trabalhadores de Saúde (CNTS). A partir dessa mobilização das entidades representativas da Enfermagem, o “Fórum Nacional 30 horas Já” objetivas fortalecer a categoria para a aprovação do Projeto de Lei 2295/2000.
O 14º CBCENF foi uma oportunidade de toda a enfermagem brasileira se encontrar, trocar experiências e descobrir que somos tão diferentes na cultura, mas tão semelhantes no cuidado e no amor pela profissão. A programação cultural do evento contou ainda com shows da dupla Zezé di Camargo e Luciano, o grupo de pagode Fundo de Quintal e no encerramento, a banda de rock Capital Inicial.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS