Na última sexta-feira, dia 29, a Unidade III da Faculdade UNIRON sediou a V Conferência Municipal de Assistência Social que contou com a presença da Dra. em Serviço Social Aldaíza Sposati, convidada para encerrar o evento com o painel expositivo “A política de Assistência Social e a importância do trabalhador do SUAS na contemporaneidade”.
A conferência, a primeira desde a sanção do Sistema Único de Assistência Social (Suas), foi realizada de 27 a 29 de julho e este ano abordou a temática profissional e a atuação dos profissionais no serviço social.
Para Aldaíza Sposati o evento não é um curso, ele serve para conferir se os trabalhos da política de Assistência Social estão no caminho certo. “A grande preocupação da Conferência deve ser criar um lugar com soluções que supere os problemas já apontados, garantir as condições de debate para que sejam fomentadas as idéias e levadas para a Conferência Nacional. A partir da temática deste ano é preciso pensar que uma política pública como a Assistência Social precisa de agentes públicos unidos pelo interesse público”, afirma.
Benedita do Nascimento Pereira, Secretária Municipal de Assistência Social, considera que a Conferência Municipal serve para ajustar o serviço social a realidade de Rondônia. “A grandeza deste evento vai acarretar com certeza mudanças positivas para todo o Estado”, declara.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome o Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.