A Prefeitura de Porto Velho deverá oficializar nos próximos dias seu apoio à produção do documentário sobre a Caçambada, que está sendo produzido em Rondônia, sob a coordenação do jornalista e produtor cultural Zola Xavier. O presidente da Fundação Municipal de Cultura Iaripuna, Altair dos Santos (Tatá), anunciou nesta segunda feira que irá chamar a equipe de produção do filme para uma conversa. “A Caçambada é um patrimônio da história de Porto Velho e este projeto vai eternizar esse episódio. Vamos encontrar uma forma de apoiá-lo”, garantiu.
Tatá lembrou que já esteve reunido outras vezes com os organizadores, quando o projeto do documentário foi apresentado pela primeira vez. Na semana passada, a produção, que já está em fase final de gravações, recebeu o apoio formal do Governo do Estado. O filme deve ser lançado em 2012, quando a Caçambada completará 50 anos.
O filme conta com a participação exclusiva de atores e atrizes de Rondônia. A trilha sonora também foi feita por três dos principais músicos de Porto Velho. A Caçambada, como ficou conhecido esse incidente, ocorreu em 1962, quando o motorista de uma caçamba investiu contra um grupo de manifestantes que participava de um comício político de oposição.
De acordo com Zola Xavier, a produção do longa está orçada em R$ 214 mil. Tatá ainda não definiu o tamanho da contrapartida que o município poderá contribuir como apoio, mas defende que seja destinada uma verba da Fundação Cultural para auxiliar na finalização do projeto.