Moradores do bairro Triângulo constroem ponte improvisada para resolver problema de acesso em buraco gigante - FOTOS
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta segunda-feira (20) um grupo de moradores do bairro Triângulo, cansados de esperar uma atitude da Prefeitura de Porto Velho, construíram de forma improvisada e paliativa uma ponte de madeira que dê acesso a comunidade que vive no entorno da Rua Madeira Mamoré.
Ponte improvisada pelos moradores do bairro Triângulo.
Localizada próxima a região central da capital, o trecho sofreu um abalo há seis meses, quando após o rompimento do bueiro abriu um gigantesco buraco por onde deságua um igarapé até o rio Madeira.
Com o buraco, o acesso dos moradores ficou prejudicado, pois o dano fez com que ficassem impossibilitados vir a cidade sem ter que dar uma volta muito grande.
O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Rondônia já haviam ingressado com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Porto Velho justamente por exigir melhorias no bairro.
Essa recomendação havia sido feita no dia 25 de janeiro, até o atual momento, quase seis meses, não havia um resquício de melhoras no setor, pelo contrário, apenas uma placa de aviso: “Atenção. Área de risco. Não ultrapasse. Desmoronamento”. E mesmo assim por cumprimento de uma determinação dos MPs, que pediram para a Prefeitura isolar e sinalizar a área em torno da cratera, para que evitasse assim ocorrências de acidentes.
Vale lembrar que no pedido da ação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, consta de uma multa diária de cinco mil reais, caso a Prefeitura descumpra eventual determinação judicial.
O local continua sujo e cheio de detritos.
A prefeitura teria um prazo de 30 dias estipulado para reconstruir esse bueiro rompido, recuperar e pavimentar a área danificada para normalizar o tráfego naquele trecho, após iniciadas as obras – o que até o momento não foi feito.
Duas moradoras que se encontravam a beira do princípio do gigante buraco reclamaram da inoperância da atual administração em relação a imensa lixeira e acumulador de detritos que se transformou parte do bairro Triângulo.
“Esse buraco só atrapalha a vida da gente. É porque não tem nenhum parente dessas autoridades do município morando aqui, porque se morasse era rapidinho que tinham limpado e recuperado esse trecho”, disse a moradora antes de descer um grande barranco e tomar rumo a ponte de madeira que lhe permitiria acesso direto ao outro lado da rua Madeira Mamoré, sem que fosse preciso dar uma volta grande para chegar a sua casa.
A comunidade aguarda ainda um posicionamento da Prefeitura sobre a área e alguns moradores já exigem que os MPs tomem providências mais drásticas, pois com quase 180 dias a situação continua da mesma forma.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!