Justiça barra ação da Associação Amigos que tentava impedir representação do Sinjur
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi publicada no Diário da Justiça do dia 13 deste mês, a decisão do Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública que declarou ilegítima a Associação Amigos dos Funcionários do Poder Judiciário em pleitear nos autos do Processo nº. 0010867-80-2011 o abono salarial de 40% aos seus associados, pois a prerrogativa no caso, segundo o magistrado, é “deferida especialmente ao Sindicato da categoria” que pleiteou através do Processo nº 0010913-69.2011, após aprovação da Assembleia Geral realizada em todo o Estado no último dia 31-05-2011.
“A Diretoria do Sinjur já havia acionado sua Assessoria Jurídica para pedir a ilegitimidade da Associação no processo, mas o fato não passou despercebido pelo Juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, que verificou a lesão à representação do sindicato e indeferiu o pedido da Associação Amigos, por entender ser a mesma ilegítima”, informou Marilete Brito, Diretora de Comunicação da entidade.
“O que nos chama a atenção é que o atual presidente da Associação Amigos já presidiu o sindicato da categoria por quase 5 anos e não pleiteou os direitos do servidor, a exemplo da ação da isonomia de 100% garantida pela L.C 125/94, que perdemos pois como ele mesmo disse à época ao então presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público, que incorporou o benefício no salários do servidores do MP, que “enquanto Antônio Belarmino brigava com os procuradores, ele (Antoninho Santana) tomava café com o Presidente do TJ”. E o nosso direito não foi conquistado, mesmo com o esforço da atual diretoria de tentar reaver esse direito”, declarou Israel Borges, atual presidente do Sinjur.
“Foram 5 anos sem reposição salarial, sem PCCS, sem benefício algum e agora o Antoninho Santana quer pousar de defensor dos trabalhadores do Judiciário, mas não o fez quando estava no exercício do mandato, além de deixar a entidade com mais de 135 mil reais de dívidas, que com muito trabalho conseguimos sanar e recuperar a credibilidade do sindicato”, declarou Sônia Oliveira, Diretora de Finanças do Sinjur.
“Vale lembrar que sequer registro no Ministério do Trabalho o sindicato tinha, que só foi conseguido em 2005 graças ao esforço de Mauro Roberto e Israel Borges, na época Presidente e Diretor Administrativo, legitimando assim o SINJUR como único representante dos servidores ativos e inativos do Poder Judiciário do Estado de Rondônia através do Registro CNES/MTE nº 46000.007925/2003-33”, declarou Jussara Dias, atual Diretora Administrativa do Sinjur.
Insatisfeito com a decisão, o advogado da Associação Amigos, Antônio Cândido de Oliveira recorreu o magistrado manteve sua decisão, conforme despacho publicado no DJ Nº 112 de 20/06/2011: “Desse modo, não havendo elementos novos, mantenho inalterada a decisão pelo seus próprios fundamentos”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!