A acadêmica Amanda Neres, aluna do Curso de Ciências Biológicas da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, criou o blog MUNDODASBARATAS, com a finalidade de mostrar a estudantes, professores e a comunidade em geral, informações sobre o modo de vida das baratas domésticas, o perigo que elas representam para a saúde do homem, e os recursos que podem ser utilizado para evitá-las e combatê-las.
Com o apoio da coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, professora Vania Sarubo, o endereço eletrônico do blog está sendo difundido no meio acadêmico pela qualidade das informações que contém.
Acessando a página http://mundodasbaratas.spaceblog.com.br, o internauta vai ter acesso a informações interessantes e sempre atualizadas sobre o mundo das baratas.
Segundo a acadêmica, o projeto surgiu depois da escolha do tema da sua monografia, "Baratas domésticas como vetores mecânicos de doenças ao Homem". “Percebi a dificuldade de divulgação sobre as baratas em livros, artigos e até mesmo em sites. Partindo desse princípio, decidi compartilhar, como resultado de pesquisa, informações obtidas através da minha revisão da literatura com todos que necessitem saber mais sobre esses insetos”, explicou Amanda Neres.
No blog podem ser encontradas informações necessárias para conhecer melhor esses insetos que habitam as residências e algumas dicas para mantê-los afastados.
Informações como as seguintes, sobre medidas simples que podem ser utilizadas para evitar a presença de baratas:
• Manter a higiene local;
• Não deixar o lixo exposto, colocando-o em sacos plásticos bem fechados;
• Manter alimentos guardados em recipientes fechados;
• Conservar armários e dispensas fechados;
• Manter os ralos tampados quando não estiverem sendo utilizados;
• Manter caixas de gorduras e galerias bem vedadas;
• Evitar acúmulo de papeis ou caixas de papelão;
• Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, frestas, vasos, fendas ou outros locais que possam servir de abrigo para as baratas;
• Ao utilizar inseticidas, certificar-se que são produtos voltados ao uso doméstico.
OBS: Se mesmo ao tomar todas as medidas preventivas, ainda houver a infestação dos insetos é importante solicitar a presença de profissionais especializados. Eles contam com produtos adequados autorizados pelo Ministério da Saúde, utilizando técnicas específicas, onde a área a ser tratada será inspecionada procurando o nível das infestações, detectando a espécie, sua origem e motivo pelo qual está presente, para então adequar o melhor sistema a ser utilizado.