Comércio eletrônico é tema da primeira palestra de Congresso do Consumidor na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Comércio eletrônico e a proteção do consumidor foram discutidos na palestra proferida nesta quinta-feira, dia 26 de maio, pelo Promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta, no primeiro dia III Congresso de Direito do Consumidor do Estado de Rondônia, com o tema “Sociedade Contemporânea e Novos Paradigmas para a Defesa do Consumidor”. O evento está sendo promovido pelo Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-CIV), Promotoria de Justiça do Consumidor e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e se encerra nesta sexta-feira, dia 27 de maio.
Artimos, Promotor de Justiça do Direito do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais, enfatizou a necessidade de mudanças no Código de Defesa do Consumidor, que já está há mais de 20 anos em vigência, para melhor atender aos interesses do consumidor, diante de novas demandas, a exemplo do comércio eletrônico. O projeto de reforma do Código está em tramitação no Senado Federal.
O Subprocurador-Geral de Justiça, Procurador de Justiça Gilberto Barbosa Batista dos Santos, abriu o Congresso, ressaltando a importância do encontro para discutir formas de aperfeiçoar essa importante ferramenta de cidadania, que é o Código de Defesa dos Direitos do Consumidor. “Apesar de ser uma norma vanguardista, é tempo de pensar novos paradigmas para o Código de Defesa do Consumidor”, observou.
A Promotora de Justiça do Consumidor, Daniela Nicolai de Oliveira, lembrou que há pouco mais de um ano, por decisão da Administração Superior do Ministério Público de Rondônia, houve o desmembramento da 7ª Promotoria de Justiça, que tinha atribuições na área do Consumidor e Saúde, já que as demandas da área de Saúde eram numerosas, assim como as da área de Consumidor, as quais já comportavam uma Promotoria exclusiva.
Ela ressaltou a importância da retomada do Congresso do Consumidor em Rondônia, uma vez que o Estado estava há algum tempo fora do cenário da área de defesa do Consumidor. O último congresso havia sido realizado em 2001. “Por isso, houve a necessidade de retomar esse projeto, e para isso buscamos apoio do CAO-Cível, na pessoa do Promotor de Justiça Shalimar Cristian Priester Marques; do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), dirigido pelo Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, e a Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), representada pelo Promotor de Justiça Marcelo Oliveira Lima”.
Programação
Nesta quinta-feira, a partir das 14h30, a Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, proferirá palestra sobre “Agências Reguladoras e Tutela do Consumidor”.
No dia 27, a partir das 9 horas, o Promotor de Justiça Hermes Zanetti Júnior, do Ministério Público do Espírito Santo, abordará o tema “O Ministério Público do Consumidor e o Processo Coletivo”. Às 14h30, “Os Contratos de Serviços Públicos e a Aplicação do Código de Defesa do Consumidor” será o tema da palestra do Juiz Héctor Valverde Santana, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, doutor e mestre em Relações Sociais - Direito do Consumidor - e Presidente da Brasilcon. Durante o evento, Héctor Valverde Santana e Hermes Zanetti Júnior farão sessões de autógrafos de suas obras.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!