Marca Registrada - O Diferencial das Empresas para competir no mercado - Por Antônio Fonseca

Marca Registrada - O Diferencial das Empresas para competir no mercado

Marca Registrada - O Diferencial das Empresas para competir no mercado - Por Antônio Fonseca

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ter ou não ter sua marca registrada no INPI? Taí uma pergunta que começa a mexer com a cabeça do empresariado rondoniense.
 
O registro da marca empresarial é importantíssimo, pois melhora, principalmente, a competitividade das micros e pequenas empresas em todo o estado.
 
A marca é a “cara”, a identidade da empresa. Atente para este alerta: a MARCA de sua empresa é o cartão de visitas de seus serviços ou produtos. É com a sua marca que você vai contatar seus clientes e identificar seus serviços e produtos perante o mercado.
 
Sem registro, a marca, mesmo com a empresa constituída não tem segurança alguma. Qualquer um pode requerer o registro de marca idêntica no INPI, pois o empresário, apenas constituiu a empresa através do escritório de contabilidade, mas não a registrou marca no órgão competente.
 
Lembre-se! As juntas comerciais dos estados apenas constituem empresas no âmbito regional de cada estado. Buscam nomes comerciais em seus bancos de dados para não haver colidências. Registram a razão social e dão o NOME FANSTASIA que o empresário ou profissional liberal fornece.
 
O REGISTRO E PROTEÇÃO DA MARCA compete, através de Lei Federal, ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial(INPI), autarquia federal do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
 
A Lei n 9.279, de 14 de maio de 1996, a conhecida Lei da Propriedade Industrial é a que norteia os advogados e Agentes da Propriedade Industrial(APIs), devidamente cadastrados, com procurações, a prestarem serviços e orientações sobre o Registro e Proteção da Marca, softwares (Programas de Computador), Desenho Industrial, Circuitos Integrados, Indicações Geográficas, Patentes de Invenção(PI) ou Patentes de Modelos de Utilidades(MU) de todo o país, e fora dele, caso necessário.
 
A MARCA ao ser registrada ou mesmo com o processo em andamento, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial/INPI, passa a constar do patrimônio da empresa, conseqüentemente agrega valor ao que está oferecendo-se ao mercado, produtos ou serviços. É o chamado VALOR DO BEM INTANGÍVEL.
 
MUITAS VEZES, O VALOR DA MARCA ATINGE GRAU MAIOR QUE OS SERVIÇOS OU PRODUTOS QUE ELA IDENTIFICA. PARA ISSO A MARCA TEM QUE SER BEM TRABALHADO A PERANTE O MERCADO.
 
A Marca Registrada traz segurança ao trabalho do empresário ou profissional liberal, pois seus clientes reconhecerão como seguros, seus serviços ou produtos.
 
Além do mais, o Registro da Marca atesta e dá exclusividade ao que é oferecido ao mercado.
 
Registrar a marca é garantir que ela seja usada de maneira exclusiva por determinada empresa, dentro daquele segmento.
 
Outro fator importante que o empresário ou profissional liberal deve atentar é que o registro do nome comercial, que geralmente coincide com a marca, feitos no cartório ou na junta comercial, não assegura e nem garante a exclusividade em todo o território nacional.
 
É preciso esclarecer que as juntas comerciais atuam regionalmente, em cada estado. Localizam nomes coincidentes e registram os nomes comerciais, conforme os artigos 1.163, 1.166 e 1.167, do novo Código Civil.
 
A garantia dos direitos sobre a marca, através do registro é validada pelo INPI, com base na Lei Nº 9.279, de 14 de maio de 1996, a Lei da Propriedade Industrial.
Ao registrar a sua marca no INPI, o empresário, prestador de serviços ou profissional liberal permitirá ao consumidor identificar a procedência de determinado serviço ou produto, conquistando mais clientes.
 
O processo todo dura em torno de dois anos, pois o INPI passou por uma reformulação, dando maior agilidade aos processos de pedidos de registros de marcas no Brasil.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS