Os lojistas do Shopping Popular Rio Madeira, no centro histórico de Porto Velho, participaram segunda-feira (18) de reunião para elaboração do plano de ação para 2011. A iniciativa faz parte do projeto Desenvolvimento Econômico e Social Urbano da Cidade de Porto Velho.
Outros dois encontros, agendados para 25 de abril e 2 de maio próximo, devem consolidar uma agenda de ações para o restante do ano. Mas atividades como a promoção para o dia das mães, no segundo domingo de maio, já estão definidas.
São parceiros no projeto a prefeitura de Porto Velho, a Semdestur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e Turismo) e o Sebrae, além da associação do centro comercial.
As ações fazem parte de uma estratégia para atrair o consumidor porto-velhense para comprar produtos e serviços no local. Presentes à primeira reunião, na sede do Sebrae, estiveram 25 empreendedores.
Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo economista João Bosco Peixoto de Almeida, facilitador do Sebrae na área de associativismo. A abertura dos trabalhos contou também com representantes do Sebrae e ainda de Maria Cristina Carreli, consultora em merchandising e vitrinismo.
Pelo projeto, iniciado em 2010, os lojistas do Shopping Popular Rio Madeira já participaram de oficinas de capacitação em gestão financeira, mershandising e associativismo. “Agora, com as três reuniões, buscamos consolidar um plano de ação para o ano com a participação ativa dos principais interessados, os lojistas”, disse João Bosco de Almeida.
Roberto Eduardo Sobrinho, prefeito de Porto Velho, é um dos principais entusiastas de investimentos tanto na revitalização do patrimônio histórico da região e pequenos negócios como do espírito empreendedor dos empresários do shopping Popular Rio Madeira. “Ali tem tudo para se tornar um centro de compra importante da cidade”.
Carlos Alberto Vieira da Silva, presidente da associação dos lojistas do shopping, diz que a parceria com Sebrae e prefeitura, através da Semdestur, “tem sido produtiva, realizando já a promoção do Natal do ano passado, e novamente agora, com o dia da mães”.
De acordo com João Bosco, nas duas próximas reuniões, o público alvo do projeto definirá outras ações, como por exemplo transformar o estacionamento local em um espaço multiuso, visando atrair os consumidores em datas festivas com foco em gastronomia, artesanato, feiras etc.