Servidores discutem implantação de coleta seletiva em órgãos municipais

Servidores discutem implantação de coleta seletiva em órgãos municipais

Servidores discutem implantação de coleta seletiva em órgãos municipais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

 

Representantes de todas as secretarias e coordenadorias municipais participaram de uma reunião na Sala Jamary do Teatro Banzeiros, na tarde desta sexta feira (15) com objetivo de discutir e definir como será feita a coleta seletiva solidária dentro da estrutura da administração municipal. A reunião foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
 
O secretário José Carlos Gadelha (Sema) informou que o Município aderiu ao programa do Governo Federal denominado Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), cujo objetivo é fazer o dever de casa - promover ações em benefício do meio ambiente a partir dos órgãos que compõem a administração municipal. Depois de cumprir uma extensa agenda de trabalho e encaminhar documentos à Brasília, a prefeitura foi inserida no programa A3P.
 
O Paralelo a isso, o prefeito de Porto Velho assinou o decreto nº 12.020, datado do último dia 14 de março, no qual “institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”.
 
De acordo com o decreto, as repartições municipais têm prazo de 60 dias (até 14 de maio) para iniciar a coleta seletiva solidária. Na reunião desta sexta, os servidores discutiram as estratégias a serem adotadas para cumprir as determinações em âmbito municipal e federal. O assessor técnico da Sema, Flávio Moraes e a chefe da divisão de educação ambiental, Camila Azzi, explicaram os principais pontos do decreto municipal e também falaram das sugestões da Sema para o cumprimento das medidas.
 
Os principais pontos de debates foram a coleta propriamente dita, separando a parte seca da molhada; a infraestrutura oferecida; recolhimento e educação ambiental. Além de discutir e orientar os servidores nas secretarias, através dos seus multiplicadores, a Sema irá acompanhar todo o processo, para que tudo ocorra como o previsto. “O decreto abrange todas as secretarias. Nosso foco principal é a mudança de hábitos”, disse Flávio Moraes.
 
José Gadelha disse que haverá também mudanças nas licitações, utilização de papéis, copos descartáveis, e tintas para impressoras, dentre outra medidas a serem adotadas. “Nós devemos cobrar dos outros, mas precisamos ser o exemplo”, declarou.
 
Bairros
 
Gadelha lembrou que a prefeitura já implantou esse tipo de coleta seletiva em dois bairros, os conjuntos Alphaville e Rio Candeias, onde os resultados têm sido positivos. Ele disse que em breve, mais dois bairros serão inseridos nesse programa de tratamento de resíduos sólidos do Município.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS