SAÚDE - Médicos e enfermeiros do João Paulo-II participam do projeto QUALITI no HCor

Com o intuito de buscar novas estratégias para melhoria da qualidade nos atendimentos em Unidades de Terapia Intensiva-UTI, médicos e enfermeiros do Hospital de Pronto Socorro João Paulo-II e do Hospital de Base Ary Pinheiro, participaram nos dias 23 a

  
SAÚDE - Médicos e enfermeiros do João Paulo-II participam do projeto QUALITI no HCor

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o intuito de buscar novas estratégias para melhoria da qualidade nos atendimentos em Unidades de Terapia Intensiva-UTI, médicos e enfermeiros do Hospital de Pronto Socorro   João Paulo-II e do Hospital de Base Ary Pinheiro, participaram nos dias 23 a 25/03 no Hospital do Coração-HCor em São Paulo,  de uma visita técnica, palestras e capacitação sobre o projeto QUALITI para melhoria de 18 UTI’s das  regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
O  intercâmbio HCor  e  UTI tuteladas QUALITI teve como tema central,  as Boas Práticas em Gestão Hospitalar. Toda a equipe visitou a UTI geral do HCor, Unidade Coronária, Unidade de internação, Centro de diagnóstico & Check-Up e Hemodinâmica. As viagens das visitas técnicas é  financiada  pelo Ministério da Saúde, portanto sem ônus para o Estado.
O projeto QUALITI, é dividido em quatro fases e está em funcionamento desde 2009 por meio de visitas técnicas, videoconferências, cursos de especialização e pós-graduação promovidos por uma equipe do HCor aos profissionais da saúde que lidam diretamente com os pacientes de UTI. Visa aprimorar a qualidade assistencial no cuidado a pacientes   gravemente enfermos em unidades de tratamento intensivo de hospitais em regiões geograficamente distante no Brasil, pela adoção de práticas médicas baseadas em evidencias e adaptadas à realidade local.
Na primeira fase, foram realizadas em 2009 visitas aos hospitais e UTI’s participantes do projeto, para avaliação detalhada das estruturas, processos e resultados trazidos pela UTI, com o objetivo de elaborar propostas de projetos individuais para melhorias assistenciais nesses locais. Já na fase II, está sendo realizado o Programa de Atualização em UTI’s, interligando as 18 UTI’s participantes ao HCor, por meio de seis videoconferências, realizada desde agosto de 2010 com previsão de término para 14 de dezembro desse ano.
Para 2011, em que o projeto entra na fase III (QUALITI III) onde estão previstos a realização de um Curso Semi-Presencial de Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina Intensiva e Curso Semi-Presencial de Pós-Graduação Lato Sensu em Terapia Intensiva para enfermeiros. Paralelamente, serão realizados cursos de FCCS (Fundamental Critical Care Support) e BLS (Basic Life Support), todos promovidos pelo HCor.
Esta ação faz parte da parceria entre o HCor e Ministério da Saúde. Segundo o  coordenador responsável pelo Projeto QUALITI no HCor, Dr. Jairo Hotero, as vídeos conferências auxiliam no processo de qualificação e aprimoramento das práticas aplicadas nas UTI’s.
Participaram  do encontro representantes de Hospitais e UTI’s dos Estados do Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Rondônia. De acordo com o Secretário de Saúde do Estado Dr. Alexandre Muller, o governador Confúcio Moura tem se empenhado na busca de novas tecnologias e soluções, capacitando os servidores   cujo objetivo é a qualidade do serviço publico, tornando-o eficiente   para  dar a  população um atendimento digno e humanizado, finalizou .
 
 
 

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS