VAPOR - Patrimônio histórico tombado é soterrado e desaparece na Praça da EFMM - FOTOS

Caminhões com cascalho cuidaram de aterrar o barco e consta que não houve nenhum aviso prévio. “Ato de destruição do monumento é igual ou pior que na época da ditadura militar, quando não havia democracia no Brasil”, disse uma pessoa que testemunhou o ate

VAPOR - Patrimônio histórico tombado é soterrado e desaparece na Praça da EFMM - FOTOS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última quarta-feira (23) algumas pessoas se indignaram ao presenciar o “sepultamento” de um barco-vapor, de casco de aço, sendo o único existente, que há muitos anos estava encalhado no pátio ferroviário da EFMM em Porto Velho.

 A embarcação histórica foi aterrada com cascalho e a sua procedência é desconhecida, porém é estrangeira. A peça é um protótipo de embarcação  do tipo Vapor e está incluída entre as peças ferroviárias tombadas no entorno do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré como patrimônio nacional. 

Caminhões com cascalho cuidaram de aterrar o barco e consta que não houve nenhum aviso prévio. “Ato de destruição do monumento é igual ou pior que na época da ditadura militar, quando não havia democracia no Brasil”, disse uma pessoa que testemunhou o aterro. 

 VEJA TAMBÉM:

 - EXCLUSIVO – Valor gasto na reforma da praça da Madeira Mamoré seria suficiente para construir um prédio de cinco andares

- “REVITALIZAÇÃO” – Embarcação inacabada da praça Madeira Mamoré é tomada por lixo e mosquitos da dengue – Fotos

ONZE MILHÕES – Reaberta há pouco mais de um mês, Praça da Madeira Mamoré já apresenta deterioração - Vídeo e Fotos


O plano de transformar o pátio ferroviário em uma Praça pela prefeitura de Porto Velho há algum tempo vem sendo apontando como irresponsável e sem critério de valor tanto na reforma – que deveria seguir critérios determinados por lei (afinal se trata de um patrimônio tombado) quando na questão do resgate histórico. 

O acadêmico da 1ª Turma de arqueologia da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), Egon Felipe, estava no local e flagrou quando funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Velho realizavam o serviço de soterrar o velho barco VAPOR.  A barca soterrada será transformada em um jardim.


Para lembrar: foram demolidos nos últimos meses de 2010 a Serraria das Onze Horas, o anexo da Estação ferroviária de passageiros, o Plano Inclinado, o desmonte do Museu ferroviário, o Cemitério da Candelária, e os trilhos que estão sento arracados a partir de Santo Antônio até Guajará-Mirim. A morfologia do entorno do Pátio está sendo desmontada.Todos inseridos nessa área que está protegida pelo Decreto Lei 25/37 e pela Portaria 231/07
.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS