Caravana da Semagric atende Baixo Madeira e anuncia benefícios
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O secretário municipal de Agricultura, José Wildes, e sua equipe vêm mantendo visitas freqüentes às diversas localidades de Porto Velho, verificando assim a realidade em que vivem os agricultores familiares e procurando levar até eles os benefícios e programas desenvolvidos pela Semagric que auxiliam e promovem o desenvolvimento da agricultura familiar e demais atividades do setor produtivo, garantindo renda para as famílias e o desenvolvimento sustentável. Nos últimos dias as visitas foram intensificadas e uma grande caravana da Semagric foi articulada para cumprir uma série de reuniões com os agricultores.
Nomeada como “Caravana Eduardo Valverde- por cidadania e solidariedade”, em homenagem ao ex-deputado falecido, no dia 11 de março deste ano, a comitiva da Semagric esteve no ultimo final de semana nas comunidades de Curicacas, Calama, Demarcação, Projeto de Assentamento Rio Preto; Reserva Extrativista Federal Lago do Cuniã, Comunidade de Terra Caída e Distrito de São Carlos.
Wildes explica que a Semagric tem a parceria de várias instituições e entidades para a realização das reuniões e encontros com as famílias rurais. “Ouvimos as famílias das comunidades ribeirinhas, através das associações locais e administradores dos distritos sobre diversos Projetos da Semagric que contemplam o meio rural, em especial o Baixo Madeira. Como por exemplo, o projeto das agroindústrias familiares e integrado a isto: o transporte da produção agroextrativista; levantamento para a instalação de piscicultura em tanques rede e escavados; diagnostico da produção do pescado local; levantamento da produção de castanha da Amazônia e açaí e necessidades para efetivação do fortalecimento da gestão das associações e entidades locais”, relatou.
Diálogo
O secretário considera a necessidade de um diálogo mais próximo com as comunidades ribeirinhas beneficiárias de projetos executados pela prefeitura e parceiros da prefeitura municipal de Porto Velho. “Entendo que há a necessidade de se construir políticas públicas participativas e que tragam resultados efetivos para a agricultura familiar. Para isso é preciso ouvir as necessidades destes pequenos agricultores e como solucionar suas dificuldades, engajando os programas que temos disponíveis. O prefeito Roberto Sobrinho não tem medido esforços para ajudar o homem do campo e a nossa secretaria tem procurado desenvolver projetos e programas que facilitem a vida do produtor rural, discursou.
O titular da pasta da Semagric destaca que as comunidades do Baixo Madeira, devido à dificuldade de acesso e comunicação, acabam sendo menos beneficiadas por políticas públicas. Porém, ressalta José Wildes, “nada é difícil quando se toma medidas estratégicas pautadas na participação social e planejamento local para que seja viabilizado o desenvolvimento sustentável”.
Participação
O secretário ainda enfatiza da importância de dialogar com o setor rural através das associações, cooperativas e sindicatos do setor, fortalecendo assim a organização desses trabalhadores. Neste sentido Wildes tem procurado pautar essa gestão no diálogo com esses representantes, com a entrega do material de construção para as associações que precisam construir estrutura adequada para receber os equipamentos.
Ações
Como parte das ações desenvolvidas pela Semagric, o secretário José Wildes destaca que há uma previsão de entrega de diversos equipamentos no mês de maio próximo. “ Eu e o prefeito queremos ainda neste semestre equipar as associações do Baixo Madeira, para garantir trabalho, escoamento da produção, renda e consequentemente maior qualidade de vida para aquela comunidade”, destacou Jose Wildes. O secretário finalizou agradecendo aos parceiros e sua equipe de trabalho que juntos estão possibilitando este atendimento aos ribeirinhos e demais moradores do Baixo Madeira. “Quero registrar aqui o empenho da equipe Agroindustrial Familiar da Semagric e dos parceiros como ADA Açaí, Sindipesca, Coomade, Amorasc e os administradores dos distritos e presidentes das associações dos moradores das localidades”, concluiu.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!