PAINEL POLÍTICO – Assembleia cria Instituto de Terras de Rondônia; Dança das Cadeiras no Governo – Por Alan Alex

Está chegando o fim do mês e com ele a promessa de uma reunião de avaliação do secretariado do governador. Confúcio havia se comprometido ainda em dezembro a analisar os progressos obtidos por seus assessores e afirmou que “aqueles que não se adequassem”

PAINEL POLÍTICO – Assembleia cria Instituto de Terras de Rondônia; Dança das Cadeiras no Governo – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ressaca

Após a quebradeira em Jirau na semana passada e a onda de boatos que gerou pânico na cidade, a segunda-feira foi de tranqüilidade, com a partida de praticamente todos os trabalhadores de Jirau para seus estados de origem. No sábado aconteceu uma reunião, ainda que tardia, entre diversos órgãos, como Ministérios públicos do Estado, Federal e do Trabalho, além da superintendência do Trabalho, Assembleia e representantes da empresa Camargo Correa, ficou decidido que serão tomadas diversas providências, que deveriam ter sido adotadas desde o começo.

Fiscalizar

Os órgãos competentes precisam intensificar a fiscalização nos canteiros de obras das usinas. Quem já teve a oportunidade de conversar com trabalhadores, ouve relatos como profissionais que vão bêbados, denúncias de estupros, uso de drogas e tudo isso com a vista grossa das empresas, que não podem parar os trabalhos. O que acontece nesses canteiros fica nesses canteiros.

Interessante

É que quando o pau quebra as empresas rapidamente pedem socorro ao estado e órgão de fiscalização. Essa situação tem que parar. Que venha a CPI das Usinas de novo e que dessa vez, resolva.

Esgotando

Está chegando o fim do mês e com ele a promessa de uma reunião de avaliação do secretariado do governador. Confúcio havia se comprometido ainda em dezembro a analisar os progressos obtidos por seus assessores e afirmou que “aqueles que não se adequassem” seriam sumariamente demitidos. Na berlinda, com certeza, só Vicente Moura (Cambuquira), amigo pessoal de Confúcio há mais de 25 anos. Sabe-se que ele só vai ser trocado de função.

Esperando

E os deputados aguardam com ansiedade essa reunião e as possíveis trocas. Eles já pediram a cabeça de Alexandre Muller (Saúde), Jorge Elarrat (Educação) e Vicente Moura (Apoio a Governadoria). Elarrat já pensou em entregar o cargo em pelo menos duas ocasiões e foi impedido por assessores próximos. Alexandre Muller vem enfrentando problemas com seu adjunto, José Batista. A coisa está mais ou menos assim, Muller autoriza, Batista desautoriza. Batista contrata, Muller demite. Na semana passada eles tiveram um bate-boca grande por telefone. Mas se forem medir forças, Muller perde fácil.

Peregrino

O governador adotou um método de trabalho interessante. A cada dia ele despacha de um local diferente. Tem usado pouco seu gabinete, apenas para receber visitas oficiais. Nesta sexta-feira, por exemplo, ele estará na Secretaria de Portos e Hidrovias. Seria interessante ele despachar lá do Pronto Socorro João Paulo II, quem sabe assim, a coisa mudasse de verdade por lá.

Saldo

Passado o terremoto causado por Confúcio em seus primeiros dias de governo, com direito até a vinda do “JN no Ar”, quando do Jornal Nacional que não mostrou nada e fez um barulho danado, foi decretado estado de calamidade e tudo continua como antes. Nos corredores do JPII continuam os pacientes dormindo em macas improvisadas.

22

É o número de membros do Ministério Público de Rondônia casados entre si e que recebem irregularmente o auxilio-moradia.

Voltando

O Consórcio Construtor Santo Antônio informou que  as atividades do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio voltam à normalidade, a partir desta terça-feira (22). Os serviços de transporte dos trabalhadores estarão disponíveis em seus horários e pontos habituais.

Em Brasília

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública na quarta-feira (23) para discutir propostas de alteração do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que cria o Novo Código Florestal. Por lá devem estar os deputados de Rondônia, que vem acompanhando de perto esse assunto.

Criado

Publicado no Diário Oficial da Assembleia desta segunda-feira a criação do Instituto de Terras do Estado de Rondônia, autarquia que vai ser a executora da política agrária do Estado, investida de poderes de representação para promover a discriminação e arrecadação das terras devolutas, bem como a normatização e respectiva titulação de áreas urbanas e rurais, de domínio do Estado e daquelas administradas por força de colaboração federativa disciplinadas por contratos, convênios ou acordo de gestão.

Ano letivo?

O pródigo e jovem deputado Jean Oliveira, no comercial da Assembleia Legislativa que está sendo veiculado pelas rádios, soltou a frase “(...)precisamos aproveitar o início desse ano letivo para (...)”, se referindo ao ano legislativo. Mas essa trapalhada não poderia ter passado pela agência que criou a peça. Ou fizeram de propósito ou não sabem o que fazem.

Procurando

O jovem Davi Leonardo enviou um e-mail à coluna buscando informações sobre seu pai, Wanderley P. Catanhede que trabalha em Jirau. O rapaz disse que o pai é encarregado de produções. O e-mail de contato é David.com_2007@hotmail.com

Regularizando

Eleitores que não votaram nas últimas três eleições têm até o dia 14 de abril para regularizar sua situação, sob pena de ter seu título cancelado. A relação de eleitores com inscrições passíveis de cancelamento em razão de ausências às urnas está em destaque na página inicial do sítio eletrônico do TRE (www.tre-ro.jus.br).

Em baixa

A popularidade do prefeito Roberto Sobrinho anda em baixa junto à população e ele não tem feito muito esforço para reverter essa situação. Sobrinho acredita, baseado sabe - lá em que, que é tão popular quanto Lula e que fará seu sucessor sem grandes problemas.

Terceira

Na gráfica a terceira edição da revista PAINEL POLÍTICO. A capa é uma homenagem aos grandes que se foram, Manelão, Paulo Queiroz e Eduardo Valverde. Também uma reportagem sobre o problema do transporte público em Porto Velho. Mais detalhes na próxima coluna.

Mutação

As novas cepas de tuberculose são cada vez mais resistentes aos remédios para curar a doença, o que ameaça os avanços realizados nas últimas décadas, segundo um relatório publicado nesta quinta-feira pela revista The Lancet. O relatório, divulgado nas vésperas do Dia Mundial contra a Tuberculose (24 de março), ressalta o impacto causado por outros fatores de risco, como tabagismo e diabetes, no aumento da incidência da doença no mundo todo. A tuberculose mata, anualmente, 1,7 milhão de pessoas e o número atual de doentes (cerca de 9 milhões) é o mais alto registrado na história, segundo o trabalho coordenado pelos professores Alimuddin Zumla, do University College de Londres, e Stephen Lawn, da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS