1ª torre para a internet grátis fica pronta neste mês
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com recursos próprios, a Prefeitura de Porto Velho, concluirá até o dia 31 desse mês, a 1ª antena de internet grátis que está sendo instalada no pátio do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu). O sinal abrangerá um raio de 2 km quadrados ao entorno do quarteirão do Samu e maternidade municipal Mãe Esperança. Aldino Brasil, assessor executivo especial da secretaria municipal de administração (Semad), explica que a antena se encontra em fase de conclusão, com a construção da plataforma de descanso, instalação de pára-raios, luz de posição, cabeamento e montagem dos rádios.
A 2ª torre, que será instalada no pátio da secretaria municipal de transportes e trânsito (Semtran) será construída com recursos do governo federal, e as outras duas serão instaladas, uma no pátio do colégio Joaquim Vicente Rondon e outra na secretaria municipal de obras (Semob) com recursos do ministério de Ciências e Tecnologia (MCT).
De acordo com o projeto, em um ano toda a cidade de Porto Velho terá a cobertura da internet grátis.
Sinais e Acesso
O assessor relata que as antenas disponibilizarão dois tipos de rádio sendo eles: frequência 5.8 GHZ para a rede corporativa intranet, ou seja, para uso exclusivo da Prefeitura e suas secretarias. E um 2º sinal de 2.4 GHZ, para o uso da população mediante uma senha. Mas para ter acesso, a internet grátis, o contribuinte não pode estar inadimplente com o fisco municipal no que se refere ao pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e cadastrado na Semad, para poder receber a senha que lhe dará acesso à internet. Além disso, ele terá que comprar um kit básico com uma pequena antena de recepção para receber o sinal. O custo médio do equipamento varia entre R$ 250 a R$ 300.
Cobertura da 1ª antena
O 1º sinal de internet grátis terá a seguinte abrangência: no quadrilátero que englobam a Av. Tiradentes, Rua Salgado Filho, Rua Silas Shockness e Av. Raimundo Cantuária tendo com centro do sinal a antena do Samu.
Sinal livre nas praças
Pelo projeto cinco praças terão acesso livre para notbooks, sendo elas: Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Marechal Rondon, Getúlio Vargas, Aluísio Ferreira e Parque da Cidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!