CARNAVAL 2011 - MANELÃO - Por Altair Santos (Tatá)

MANELÃO - Por Altair Santos (Tatá)

CARNAVAL 2011 - MANELÃO -  Por Altair Santos (Tatá)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Os clarins do carnaval ecoam por toda a cidade em tributo ao General da Banda. Rufam os tambores da Pobres do Caiari, da Diplomatas, da Castanheira e da Asfaltão, da Armário Grande, do Império do Samba, da Rádio Farol e da São João Batista, rompendo o silêncio da homenagem, marcando a cadência do adeus ao Manelão, que também podemos chamar Senhor Carnaval.
A tinta preta do Bloco da Cobra tinge as esquinas pra lembrar o folião. Os boêmios de Porto Velho buscam em seus versos orvalhados as rimas pra embalar o baluarte. A capital de Rondônia nos últimos trinta e um anos cunhou a insígnia do bloco nos seus murais e lavrou na pauta do seu imaterial cultural os textos da trajetória do hoje gigantesco cordão.
A imprensa, por seu turno, pautou e publicou os noticiosos da Banda do Vai Quem Quer. Hoje, a cultura popular da cidade porto estende o tapete da folia por onde o General da Banda, em meio ao seu povo, fará a passagem pro seu próximo desfile...
E lá se vai o nosso amigo Manelão, o tirador de sarro, somar na confraria carnavalesca lá de cima e juntar-se ao Juvenal, Jorge Andrade, Odair Cordeiro, Gainete, Babá, Orlando do Estácio, Dadá do Cavaquinho e outros mais, para recitar carnavais e mexer com o sossego dos celestiais com aquela velha e conhecida zoada, que eles muito bem sabem fazer. Por aqui Sílvio Santos, Maracanã, Bainha, Ernesto Melo, mestre Oscar knightz, Mávilo e Misteira, Makumbinha, Jair e Audizio, Beto César, Torrado, Assis do Areal, Banana, Neguinho, Cristóvão, Zé Áureo e muitos mais, vamos estendendo a nossa permanência em plano terráqueo e imaginando a algazarra movida a marchinhas que está pronta pra quando o general se apresentar na portaria do andar superior.
Neste adeus inundado de saudade, pra distrair o sentimento encolhido, refletimos o gordo sisudo, sacana e engraçado e dele dizemos: “Pra entrar no céu o Manelão não vai precisar de São Pedro, afinal ele é chaveiro e conhece o segredo da fechadura”. Outra: “ele leva consigo (no caixão) um saco cheio de camisetas. O motivo: montar uma banda nova por lá.” Mais uma: “quem comprou camiseta, não pagou e subiu antes dele, aguarde, o cobrador está chegando!” Se alguém duvida é só ir lá pra conferir.
Ademais, é chamar todos e todas para, neste sábado, 5 de março de 2011, irmos às ruas e, segundo como sempre quis o Manelão dançarmos e cantarmos com a Banda pois, no recém iniciado 2011, a diva do nosso carnaval popular (a Banda), faz justa homenagem às mulheres e chama o povo pra soltar o som de salto alto e batom. Valeu Manelão!
(*) O autor é músico e Presidente da Fundação Cultutral Iaripuna
tatadeportovelho@gmail.com  
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS