Consumo de energia sobe 14,1% em Rondônia, diz IPE

O consumo de energia elétrica em Rondônia subiu 14,1%, segundo dados da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A média nacional foi de 6,5% em janeiro em relação ao mesmo mês em 2010, acumulando expansão de

Consumo de energia sobe 14,1% em Rondônia, diz IPE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O consumo de energia elétrica em Rondônia subiu 14,1%, segundo dados da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A média nacional foi de 6,5% em janeiro em relação ao mesmo mês em 2010, acumulando expansão de 7,6% nos últimos 12 meses.

Os consumidores são classificados em cativos e livres. Considerando o consumo cativo, as maiores taxas de crescimento ocorreram nos estados do Maranhão (+18,6%), Tocantins (+16,3%) e de Rondônia (+14,1%). O consumidor cativo é aquele que compra a energia da própria distribuidora. Entre eles, estão os consumidores residenciais, comerciais e industriais, que têm contrato com uma distribuidora e pagam tarifa, cujo reajuste é feito anualmente.

No mercado livre, que abrange os grandes consumidores de energia elétrica que compram energia de qualquer geradora, o consumo no ano passado teve expansão de 17,3%. As maiores taxas de crescimento do consumo livre foram registradas nos estados do Rio Grande do Norte (+1.478,9%), da Bahia (+130,2%) e de Pernambuco (+113,1%). Os líderes em consumo de GWh no mercado livre continuam sendo São Paulo e Minas Gerais, de acordo com a EPE.

O maior consumo mensal foi observado no setor de comércio e serviços (+7%), confirmando números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou expansão da atividade comercial no ano passado da ordem de 10,9%. Segundo a EPE, a atividade comercial do Distrito Federal e da Bahia apresentou incremento no consumo próximo de 11%.

O consumo residencial de eletricidade também teve ampliação significativa, de acordo com o boletim da EPE, atingindo +6,5% em janeiro, ante o mesmo mês de 2010. A Bahia, que representa 30% do consumo de energia na Região Nordeste, é o grande destaque em janeiro, com aumento de 16,2% no consumo de eletricidade. Entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011, o consumo das famílias teve elevação de 6,3%.

Já o consumo industrial em janeiro (+6,6%) evidenciou a consolidação do processo de recuperação da produção do setor. A maior taxa ocorreu na Região Sudeste (+9,6%), destacando-se a alta de 26% no Rio de Janeiro.

Elaborado pela Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, o estudo mostra que os estados do Espírito Santo, Piauí e Tocantins tiveram as maiores taxas de alta do consumo de energia elétrica na rede nacional em 2010, com aumento de 17,8%, 17,2% e 17%, respectivamente. O consumo na rede subiu 7,8% no ano passado. São Paulo e Minas Gerais lideram, entretanto, a relação dos maiores consumidores de energia na rede.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS