Povo Suruí elege parlamento para administrar politicamente as aldeias

Povo Suruí elege parlamento para administrar politicamente as aldeias

Povo Suruí elege parlamento para administrar politicamente as aldeias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A eleição dos labiway-ey (os representantes das aldeias) foi fiscalizada por uma comissão eleitoral composta por delegados de todos os clãs da tribo. As aldeias foram divididas em cinco zonas eleitorais. Hoje o povo Paiter Suruí é formado por cerca de 1.500 índios, incluindo as crianças.

As 24 aldeias da TI 7 de setembro elegeram o primeiro parlamento nacional. Uma assembléia “do povo Paiter”, como eles se denominam, será integrada pelos labiway-ey – que significa líderes, na língua tupi Mondé.

Indígenas a partir de 13 anos puderam votar e escolheram como seus representantes: Joaton, Manoel, Pedro, Pamadeli, Rafael, Chicoepab, Itabira, Tomé, Julio e Mariana a única mulher.

A eleição dos labiway-ey foi programada durante um congresso do povo Paiter Suruí realizado em novembro passado, do dia 10 a 12, na aldeia Lapetanha, para “discutir a política interna do Povo”, tendo como modelo a organização política dos não índios. Além de decidirem criar o Parlamento Paiter, para eleger seus novos representantes, os indígenas, foram convocados pelo Conselho dos Mais Velhos, composto por todos os clãs dos Paiter (Gameb, Kaban, Makor e Gamir), a referendar como labiway-e-saga (Chefe Maior do Povo) o tradicional líder Almir Narayamoga Surui.

Os Paiter Suruí decidiram adaptar sua “política tradicional” introduzindo características eleitorais que aprenderam dos não índios e para isso contam com o apoio da Associação de defesa etnoambiental Kanindé. A iniciativa é “para que o povo pudesse refletir sobre o processo de funcionamento da política, e a assim construir uma forma de melhoria (do convívio democrático) para o povo”, complementa Almir Suruí.

Eles dizem que após o contato com os não índios, os Paiter perceberam a importância de conhecer a forma de funcionamento da política “como parte da realidade do Povo”, “e é necessário para os índios hoje ter conhecimento das duas formas de política”, “a tradicional (da tribo) e a política dos não-índios.

O desenvolvimento da consciência política dos Paiter Suruí é atribuído às atividades da “Associação Metareilá do Povo Indígena Paiter Suruí” para defesa e preservação do patrimônio cultural, ambiental, social e econômico da tribo, e tendo como meta construir e fortalecer sua autonomia na gestão sustentável do seu território.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS