FIERO apresenta oportunidades de negócios no mercado internacional
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com uma agenda pautada por ações que visam o aumento da produtividade e competitividade das indústrias rondonienses e para aumentar de forma sustentável a inserção de Rondônia no mercado internacional, o Sistema FIERO, apresentou na manhã de ontem, 09, as ações do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), único órgão do Estado responsável pelas relações comerciais que priorizam alianças com o mercado externo.
Palavras de ordem como integração empresarial, estreitar parcerias entre Rondônia e outros países, internacionalização, intercâmbio comercial, economia globalizada, infraestrutura logística e vantagens competitivas locais deram a tônica do discurso do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú na abertura do evento, que lotou o Salão de Convenções da Casa da Indústria.
Um dos pontos destacados por Baú favoráveis à logística rondoniense foi a Hidrovia do Madeira, “sendo um modal hidroviário natural à nossa disposição, a Hidrovia do Madeira, indiscutivelmente, é o mais rentável para o transporte de cargas que – agrega vantagens pelo seu potencial para redução de custo - possibilitando que os produtos cheguem aos seus destinos mais baratos, incentivando o consumo”, comentou.
O presidente também falou sobre a importância e necessidade de empreender missões internacionais, como as realizadas à Alemanha, China, Peru, que contaram com a participação de empresários rondonienses de vários setores produtivos da indústria. Falou do apoio da CNI às missões, principalmente quanto à Feira Industrial Europeia, em Hannover, onde a FIERO assinou termo de cooperação técnica para a construção, em Porto Velho, da primeira escola em mecatrônica, dotada de toda tecnologia em automação industrial para fazer frente ao desenvolvimento.
Ivanilda Frazão, coordenadora do CIN/RO, discorreu sobre a agenda de oportunidades para 2011. Durante a apresentação, ela expôs os objetivos do CIN/RO, entre eles, o fortalecimento de atividades de promoção comercial e a participação de empresas locais em projetos e programas de comércio internacional. “Buscamos promover a inserção internacional, desenvolver mercados internacionais para pequenas e micro empresas, melhorar o ambiente doméstico para o comércio exterior e desenvolver a cultura exportadora”, enfatizou. Ivanilda frisou ainda que o empresário precisa despertar para o potencial exportador do seu negócio, saber onde buscar informações e fortalecer o intercâmbio comercial.
O 6º Café da Manhã “Oportunidades de Negócios” - além de mostrar as ações do CIN para 2011 e uma retrospectiva de ações anteriores - foi realizado para que a classe empresarial e instituições parceiras pudessem interagir, articular parcerias, se integrarem para o desenvolvimento econômico e o sucesso das ações empreendidas no Estado.
Homenagem - Durante o evento, a FIERO e o CIN homenagearam duas empresas rondonienses – a Indústria de Sorvetes Dullim e a Indústria Puragua – que agregaram modernidade e integração ao seu parque industrial. Na ocasião, mais 30 empresas também receberam os certificados de reconhecimento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!