FIERO apresenta oportunidades de negócios no mercado internacional

FIERO apresenta oportunidades de negócios no mercado internacional

FIERO apresenta oportunidades de negócios no mercado internacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Com uma agenda pautada por ações que visam o aumento da produtividade e competitividade das indústrias rondonienses e para aumentar de forma sustentável a inserção de Rondônia no mercado internacional, o Sistema FIERO, apresentou na manhã de ontem, 09, as ações do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), único órgão do Estado responsável pelas relações comerciais que priorizam alianças com o mercado externo.

 Palavras de ordem como integração empresarial, estreitar parcerias entre Rondônia e outros países, internacionalização, intercâmbio comercial, economia globalizada, infraestrutura logística e vantagens competitivas locais deram a tônica do discurso do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú na abertura do evento, que lotou o Salão de Convenções da Casa da Indústria.

 Um dos pontos destacados por Baú favoráveis à logística rondoniense foi a Hidrovia do Madeira, “sendo um modal hidroviário natural à nossa disposição, a Hidrovia do Madeira, indiscutivelmente, é o mais rentável para o transporte de cargas que – agrega vantagens pelo seu potencial para redução de custo - possibilitando que os produtos cheguem aos seus destinos mais baratos, incentivando o consumo”, comentou.

 O presidente também falou sobre a importância e necessidade de empreender missões internacionais, como as realizadas à Alemanha, China, Peru, que contaram com a participação de empresários rondonienses de vários setores produtivos da indústria. Falou do apoio da CNI às missões, principalmente quanto à Feira Industrial Europeia, em Hannover, onde a FIERO assinou termo de cooperação técnica para a construção, em Porto Velho, da primeira escola em mecatrônica, dotada de toda tecnologia em automação industrial para fazer frente ao desenvolvimento.

 Ivanilda Frazão, coordenadora do CIN/RO, discorreu sobre a agenda de oportunidades para 2011. Durante a apresentação, ela expôs os objetivos do CIN/RO, entre eles, o fortalecimento de atividades de promoção comercial e a participação de empresas locais em projetos e programas de comércio internacional. “Buscamos promover a inserção internacional, desenvolver mercados internacionais para pequenas e micro empresas, melhorar o ambiente doméstico para o comércio exterior e desenvolver a cultura exportadora”, enfatizou. Ivanilda frisou ainda que o empresário precisa despertar para o potencial exportador do seu negócio, saber onde buscar informações e fortalecer o intercâmbio comercial.

 O 6º Café da Manhã “Oportunidades de Negócios” - além de mostrar as ações do CIN para 2011 e uma retrospectiva de ações anteriores - foi realizado para que a classe empresarial e instituições parceiras pudessem interagir, articular parcerias, se integrarem para o desenvolvimento econômico e o sucesso das ações empreendidas no Estado.

 Homenagem - Durante o evento, a FIERO e o CIN homenagearam duas empresas rondonienses – a Indústria de Sorvetes Dullim e a Indústria Puragua – que agregaram modernidade e integração ao seu parque industrial. Na ocasião, mais 30 empresas também receberam os certificados de reconhecimento. 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS