Prefeitura discute mudanças no sentido da Avenida Calama, com empresários
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
![]() |
Itamar informou que a determinação do prefeito Roberto Sobrinho é para que se estabeleça diálogo direto com a população, no sentido de buscar a melhor solução possível em todos os setores da administração municipal. Ele também falou de algumas ações realizadas nos últimos dias, como a instalação de semáforo e reforço da sinalização na Rua Algodoeiro com Geraldo Siqueira e Tancredo Neves, mudanças no estacionamento da Amador dos Reis e Campos Sales, sincronização de semáforos na Sete de Setembro (onda verde) e criação do corredor exclusivo para ônibus, dentre outros.
A diretora do Departamento de Tráfego da Semtran, Mirce da Silva, apresentou em projeção audiovisual duas propostas de avaliações técnicas realizadas na Avenida Calama, tanto para o sentido único quanto para mão dupla, explicando os pontos negativos e positivos de cada uma delas. Ao final, após amplo debate com os empresários, foi definido que a via voltará a ser mão dupla entre Avenida Guaporé e Lourenço Pereira Lima, antiga Venezuela, porém será proibida a conversão para a esquerda, e ainda, haverá estudos técnicos para definir como ficará o estacionamento, se rotativo, ou se em apenas um lado da via ou nos dois sentidos, mas com proibição nos horários de pico.
Os empresários aplaudiram a equipe da Semtran e elogiaram a forma como a prefeitura tratou o assunto, procurando ouvir a população. O superintendente da Federação do Comércio de Rondônia, Rubens Nascimento (Rubinho) e a vice-presidente do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), Joanora das Neves, também elogiaram a iniciativa da administração municipal e agradeceram ao secretário Itamar Ferreira e sua equipe. A ação da prefeitura no local, segundo Nascimento, irá beneficiar 182 empresários, no trecho entre Jorge Teixeira e Daniela.
Centro
Itamar Ferreira também falou das novas mudanças que serão feitas na Avenida Sete de Setembro, entre Presidente Dutra e Joaquim Nabuco. Após reunião com os empresários da área central, e estudos técnicos por parte da Semtran, a prefeitura irá implantar o sistema de estacionamento rotativo.
O secretário ainda anunciou que a Avenida Jatuarana, na zona Sul também terá estacionamento rotativo e que o município vai implantar em breve redutores eletrônicos de velocidade (lombadas eletrônicas), para ajudar a disciplinar ainda mais o trânsito. “Aos poucos estamos avançando e fazendo as mudanças necessárias, inclusive já estamos elaborando o plano de mobilidade viária para os próximos dez anos”, declarou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!