Confúcio Moura, em seu pronunciamento durante a inauguração do distrito de Nova Mutum Paraná, afirmou que vai atuar fortemente em parceria com o Sistema FIERO para agilizar o processo de implantação das zonas de processamento de exportação (ZPEs) no estado de Rondônia. A proposta é defendida pela classe empresarial como estímulo ao desenvolvimento do setor industrial nos municípios rondonienses, onde as unidades fabris estão, a cada dia, mais encorpadas.
Como defensor legítimo dos interesses da indústria local, o Sistema FIERO está engajado junto aos parlamentares deste Estado para que o processo avance, já que houve a aprovação do Senado Federal. Segundo análise do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, as ZPEs trarão maior visibilidade ao estado pela facilidade que vão proporcionar às nossas empresas de destinar a sua produção ao mercado externo. “Além de que esse instrumento coloca as nossas empresas em igualdade de condições com os concorrentes localizados em outros países. Aumenta o valor agregado das exportações, gera empregos e corrige os desequilíbrios regionais”, acrescentou Baú.
Em junho do ano passado, para discutir as questões das ZPEs, o Sistema FIERO recebeu o senador, Valdir Raupp e o consultor da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE), Helson Braga. Ambos explanaram sobre a importância, as formas de implantá-las e a situação atual em todo o país. “O setor industrial apóia os projetos que também promovem o crescimento tecnológico, de modo a buscar o desenvolvimento sustentável ao nosso Estado”, finalizou Baú.