O embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, e sua esposa, Liu Min, visitaram as obras de construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio na manhã de hoje, sábado, dia 15. Eles foram recebidos por volta das 9h no canteiro de obras da margem direita do rio Madeira pelo diretor de contrato da Odebrecht- Montagem, Miguel Senna. A visita durou cerca de uma hora e abrangeu o galpão de pré-montagem, onde estão partes das turbinas e geradores, e o mirante, de onde é possível ver as obras da casa de força número um, onde ficarão oito das 44 turbinas Bulbo do empreendimento.
O embaixador foi informado sobre o andamento das obras que foram iniciadas em setembro de 2008 e possuem atualmente cerca de 14 mil funcionários. Ele se mostrou bastante interessado na tecnologia utilizada, a potência instalada, o valor do investimento e a data de conclusão dos trabalhos. No final da visita, revelou ter ficado impressionado. “Gostei muito. É uma grande obra de hidrelétrica que me impressionou. O Brasil tem recursos naturais muito grandes e tem a capacidade de construir uma obra desse porte”, afirmou, em rápida entrevista à assessoria de imprensa do Consórcio Construtor Santo Antônio. “Brasil e China são países que constroem grandes hidrelétricas porque possuem condições naturais e recursos econômicos”, disse, durante conversa com o diretor da Odebrecht. Ele falou também da vontade de repetir a visita quando a obra estiver concluída.
O embaixador e a esposa chegaram em Porto Velho na tarde de ontem, sexta-feira, quando foram recebidos pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura. Segundo o embaixador, os objetivos da viagem foram conhecer o Estado, seu povo e potencialidades econômicas. Na visita às obras da UHE Santo Antônio a comitiva foi formada pelo Secretário de Estado de Turismo, Julio Olivar, e o gerente de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação, Raimundo Nonato.