Rondônia não tem dinheiro para a Saúde, mas aumenta salários dos secretários – Por Domingos Borges

Rondônia não tem dinheiro para a Saúde, mas aumenta salários dos secretários – Por Domingos Borges

Rondônia não tem dinheiro para a Saúde, mas aumenta salários dos secretários – Por Domingos Borges

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais uma vez a população, notadamente os enfermos , servirão para criar mecanismos de empreguismo no Estado de Rondônia.
Mal começou o mandado, Confúcio Moura, Governador do Estado de Rondônia, através da Lei Complementar nº 598, de 10 de janeiro de 2011, para a Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos, criou 25 (vinte e cinco) cargos de confiança, incluindo a função de motorista, que somente deve ser preenchida por servidor concursado.
Através da Lei Complementar nº 599, também de 10 de janeiro do ano em curso, 63 (sessenta e três) cargos de confiança de natureza militar e 7 (sete) de natureza civil foram criados no Corpo de Bombeiros.
Outros cargos de confiança foram criados em diversas Secretárias, a teor da Lei Complementar nº 600, de igual data.
Dentro do conjunto de normas levadas a efeito em data de 10 de janeiro do ano em curso, através da Lei Complementar nº 608, o novo Governador houve por bem conceder aumentos aos Cargos de Direção Superior de Secretário de Estado Adjunto no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), equivalente a 60,85% (sessenta vírgula oitenta e cinco por cento) do subsídio de Secretário de Estado.
Diante do aumento dos cargos de confiança e dos subsídios concedidos, necessária foi também a adoção de outra norma para adequar o Orçamento do Estado de Rondônia a vigorar no presente exercício, diante do impacto financeiro criado.
Resta saber se o aumento de subsídios para Secretários, concedido para vigorar no presente exercício, tem amparo legal na Constituição Federal e nas normas de direito público, diante do impacto financeiro que será levado a efeito no Orçamento estadual vigente.
A norma mais significativa, aprovada, sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado, refere-se à Lei nº 2388, de 7 de janeiro em curso, através da qual foi criado no Estado o Serviço de Apoio à Saúde Pública do Estado de Rondônia – SASPRO, entidade paraestatal de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública.
Esse novo órgão terá por objetivo auxiliar o Poder Público através da Secretaria de Estado da Saúde, para prestar serviço de assistência à saúde de forma gratuita.
Por ser de natureza privada, os servidores a serem contratados pelo SASPRO serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e a norma prevê ainda um Contrato de Gestão a ser firmado entre o Estado e o SASPRO.
O Contrato de Gestão assegurará à Diretoria Executiva do SASPRO a autonomia para a contratação e a administração de pessoal para o serviço e para as instituições de assistência à saúde, de ensino e de pesquisa por ele geridas, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS