A prefeitura de Porto Velho concluiu nesta quarta feira (22), a “Operação Sai D’água”, que retirou 240 famílias de áreas de risco nos bairros Triângulo e Baixa da União e as levou para apartamentos doados pelo município. “Foi um grande sucesso a operação e tudo transcorreu dentro do previsto, sem qualquer conflito”, comemorou o secretário de regularização fundiária e habitação, Ian Kleber Cerqueira.
Conforme o secretário, até as 16 horas desta quarta feira, todas as mudanças já tinham sido feitas e as equipes de apoio estavam somente removendo os barracos e tratando da acomodação das pessoas nas novas moradias. “Esse é um momento histórico e inédito. A prefeitura resgatou a dignidade das famílias que moravam em uma área precária, insalubre, cheias de pontos de tráfico de droga e prostituição”, declarou Ian Kleber.
Permanecem no local somente as famílias que fazem parte de outro projeto, como as que serão transferidas para as 98 casas também construídas pela prefeitura, cujas obras deverão ser concluídas nos próximos quatro meses. Além delas, cerca de dez famílias que preferiram ter as casas indenizadas. Outras cinco decidiram mudar e receber auxílio aluguel, enquanto aguardam pelas novas moradias.
Irregularidades
O secretário Ian Kleber declarou que a ação da prefeitura teve outros benefícios. Um deles foi acabar com 70% do comércio irregular que funcionava no local. Com isso, o município também acabou com vários pequenos prostíbulos e pontos de comercialização de droga. “Fui obrigado a conviver com um traficante que por mais de dez anos vendeu droga na frente da minha casa e eu não podia falar nada, temendo pela segurança da minha família”, declarou um morador que preferiu não se identificar, temendo represálias.
O resgate da história, com a liberação de boa parte dos trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), que estavam sob os barracos, foi outro ponto destacado pela secretária adjunta da Semur, Mônica Carvalho. “Nossa história estava literalmente esquecida e desvalorizada nesse local”, afirmou.
Elogios
Os comerciantes Valdecir Batista e Luziane Pereira de Carvalho (ambos donos de bares), elogiaram a ação da prefeitura em devolver a dignidade das famílias que habitavam na região precária, mas lamentaram o fim das atividades comerciais. Batista atuava no local havia 25 anos e Luziane há 13 anos. Mas a maioria dos ex-moradores do local está orgulhosa do novo endereço. “Eu vivia no inferno, mas agora estou no céu”, assim se expressou o autônomo Valdemar Rodrigues da Rocha, 54 anos. O novo endereço dele agora é no apartamento 101, bloco 1, 3º andar. Rocha disse que morou durante 23 anos no bairro Triângulo, mas desde o final de 2009 estava desabrigado. A chuva torrencial do último dia do ano levou o barrado onde residia e desde então vivia de favor na sede da Associação de Moradores. “É o trabalho mais bem feito realizado pelo Roberto Sobrinho. Eu vivia o tempo todo na água e agora estou no céu com minha filha e meu neto. Estou muito feliz”, completou sorrindo.
Nova vida
Raiane Damasceno, 21 anos, mãe de uma filha de dois anos, mudou para o apartamento com a mãe e os irmãos. Havia 14 anos que morava no bairro Triângulo. “Agora temos uma nova vida, longe do mau cheiro e de tantas coisas rins que nos incomodavam”, afirmou. Ela e a família estão instaladas no apartamento 321 do bloco 9, 2º andar.
Nova vida também para a dona de casa Lidiane Rodrigues, 28 anos, e que por 18 anos morou no Triângulo. “Aqui está bom demais, principalmente para quem pagava aluguel como eu”, disse. Lidiane que agora reside no térreo do bloco 13, apartamento 104. “Estou amando esse lugar. Aqui está muito melhor”, declarou a pescadora Rosângela Pena de Almeida, que por oito anos morou na Baixa da União. Ela está morando no 2º andar do bloco 10, apartamento 204.
Agradecimentos
Os secretários de Regularização Fundiária e Habitação, Ian Kleber e Mônica Carvalho fizeram questão de enaltecer e agradecer o empenho dos servidores de todas as secretarias que trabalharam na “Operação Sai D’água”. “Reconhecemos o esforço e a dedicação do prefeito Roberto Sobrinho, de todos os servidores e secretários municipais. Sem eles, certamente o trabalho não teria sido coroado de êxito. Realmente eles estão de parabéns”, finalizou.