Cerca de 50 famílias beneficiadas com a PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) na região de Porto Velho passaram por treinamentos que as auxiliaram no controle financeiro de suas propriedades rurais. Produtores da zona rural de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 50 famílias beneficiadas com a PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) na região de Porto Velho passaram por treinamentos que as auxiliaram no controle financeiro de suas propriedades rurais. Produtores da zona rural de Porto Velho (incluindo a ponta do Abunã) beneficiados com a tecnoligia social da PAIS foram capacitados com metodologias de gestão empresarial e cooperativismo. Os cursos foram ministrados durante 2010 com o intuito de auxiliá-los na gestão de suas propriedades e buscas de mecanismos associativos.
Entre os resultados alcançados está o controle do balanço patrimonial das propriedades rurais. Os produtores conheceram técnicas de tabulação de suas finanças através das quais passaram a contabilizar todas as receitas e despesas de seu negócio.
Segundo Douglas dos Santos Laudiazer, diretor do departamento de desenvolvimento rural da Prefeitura de Porto Velho e coordenador da PAIS no município, os cursos de gestão aplicados pelo Sebrae completaram o sentido da tecnologia social aplicada nas propriedades. Para Laudiazer o produtor tende a gerenciar sua produção com o foco agroecolócico e sustentável, mantendo a essência do projeto.
O fator que chama atenção de Saulo Gomes Leite, técnico do Sebrae e colaborador nas ações, é o aumento do rendimento mensal. Através da produção ecologicamente correta (sem uso de produtos químicos) de hortaliças, as famílias enriquecem sua alimentação, evitam despesas extras com verduras e ainda vendem o restante da produção aos mercados da região.
A produtora rural de Vista Alegre do Abunã, Celiane de Souza Farias, participou dos treinamentos e garantiu que agora conhece melhor a movimentação financeira de sua propriedade. “Hoje em dia todos da minha casa anotam tudo que gastamos, vendemos, compramos. Além disso, as verduras da Pais são vendidas nos mercadinhos e aumentam nossa renda,” conclui Celiane.
PAIS
A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável é uma tecnologia social que reúne técnicas simples de produção agroecológica e de promoção do desenvolvimento sustentável. É destinado, principalmente, a agricultores familiares de baixa renda, assentamentos em projetos de reforma agrária e produtores quilombolas e outros.
A Pais possui baixo custo e tem, como premissa, o manejo orgânico da produção. Além disso, a cultura das comunidades rurais é respeitada, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais e a minimização da dependência de energia não-renovável.
O Sebrae apóia a Fundação Banco do Brasil que é presidida pelo rondoniense Jorge Streit, a Embrapa, as Secretarias de Educação e de Agricultura do município de Porto Velho, a Faperon – Federação de Agricultura de Rondônia, o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Coordenadoria das Mulheres na realização do PAIS.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!