Moreira Mendes critica Lula por defender CPMF

Moreira critica Lula por defender CPMF

Moreira Mendes critica Lula por defender CPMF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Lula deveria ter se esforçado para aprovar regulamentação da Emenda 29 em vez de propor criação de impostos, diz deputado
O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) rebateu, nesta segunda-feira, a declaração do presidente da República criticando o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Além de reclamar, Lula , a 18 dias de deixar o governo, voltou a defender a criação de um novo imposto nos mesmos moldes da contribuição, que foi derrubada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2007.
Segundo Moreira, ao invés de defender a criação de mais impostos, Lula deveria unir esforços para aprovar o projeto de lei que prevê a regulamentação da Emenda 29, que fixa os limites mínimos (10% das receitas brutas da União; 12% dos estados; e 15% dos recursos dos municípios) de repasse de recursos para financiamento da saúde pública.
Moreira disse estranhar que Lula teve praticamente oito anos para regulamentar a Emenda 29, mas manobrou no Congresso Nacional para que sua base não aprovasse a medida. "Agora, no apagar das luzes de seu governo, fala em criar mais impostos. Está claro que eles não querem mexer no caixa (da União). Eles querem é criar mais imposto para tomar dinheiro do povo", criticou o deputado.
De acordo vice-líder do PPS, se a emenda constitucional fosse regulamentada, seriam injetados no SUS (Sistema Único de Saúde) mais de R$ 30 bilhões.
O presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), também defendeu a criação de um novo imposto para a saúde. O senador considerou ainda a CPMF um tributo "justo" e "bom" porque, segundo ele, não tira mais dos pobres. "O mais justo é a União assumir a sua responsabilidade sobre a saúde pública. Ao invés de reduzir os gastos astronômicos do governo, ele quer criar mais uma fonte de recursos para que o povo pague a conta", rebateu Moreira Mendes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS