Lideranças do movimento social LGBT, articuladoras do agrupamento Porto Diversidade, coletivo de responsabilidade social para promoção da cidadania de gays, lésbicas bissexuais, travestis e transexuais e transgêneros do lado leste da cidade de Porto Velho, buscando o fortalecimento da campanha mundial de combate à AIDS e uma maior visibilidade deste primeiro de dezembro em Rondônia, promoveu o I Encontro LGBT da Zona Leste, realizado na Escola Estadual São Luiz, a I Corrida de Salto Alto e a I Noite Cultural LGBT, eventos ocorridos na Rua Antônio Fraga.
Durante as discussões do I Encontro LGBT da Zona Leste, foi discutida, votada e aprovada a criação oficial da primeira ONG voltada à população homossexual do setor leste de Porto Velho.
Segundo Raymison Correia da Silva, eleito Presidente interino por um período de um ano, o recém criado Porto Diversidade tem definido em sua Carta de Princípio elaborada e aprovada em plenário, um perfil de atuação que fortalece e possibilita avançar nas áreas periféricas e populares da capital de Rondônia, regiões com uma grande população de jovens, dentre eles um significativo percentual LGBT, carentes e merecedores de políticas públicas para proteção dessa tenra população.
No período da tarde a Corrida de Salto Alto deu o tom irreverente da festa, reunindo atletas amadores gays, que participaram da disputa desportiva sob os olhares de um grande público presente, que prestigiou e aplaudiu os participantes da corrida.
À noite, a banda musical Resistência Urbana, músicos, grupos de dançarinos e DJs, pratas do setor leste, animaram a festa cultural, reunidos em um grande palco armado em via pública, apresentando-se sob uma fina chuva que teimava em cair sem ofuscar o brilho da festa. “Foi uma grande noite sorvida pelo espírito da tolerância e do respeito e revestida pela cultura de paz e da diversidade”, afirmou Ariel Argobe, um dos articuladores da ONG LGBT. Assim nasce o Porto Diversidade, coletivo de responsabilidade social para promoção da cidadania LGBT.