Banido da vida pública devido aos inúmeros processos a que responde na justiça, esperança do deputado é fazer negócios com o novo Governo e colocar seu filho na ALE.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um dos deputados rondonienses mais processados por corrupção passou a falar em nome do governador eleito.
O deputado estadual José Amauri dos Santos, o Amauri dos Muletas, do PMDB, vem se apresentando na Assembléia Legislativa como porta-voz e articulador político do governador eleito Confúcio Moura.Suas intervenções desastrosas, no entanto, têm se tornado cômicas, quando não descambam para a baixaria.
Ficha suja, Amauri não se reelegeu, está com seus direitos políticos cassados e não conseguiu eleger o filho, Rafael dos Muletas, deputado estadual.
No início de 2011, Amauri deixa o mandato e estará definitivamente fora da vida pública, mas, nesses últimos dias de seu mandato, ele quer agradar Confúcio Moura para poder fazer negócios com o futuro Governo.
Amauri também está articulando junto a Confúcio a nomeação de um dos deputados estaduais eleitos – pode ser Zequinha Araújo – para uma secretaria, o que abriria espaço para a posse do suplente Rafael dos Muletas na Assembleia, dando uma sobrevida aos Muletas, que estão praticamente banidos da política após anos de envolvimento em escândalos de corrupção na Prefeitura de Jaru e na própria Assembléia Legislativa.
CORRUPÇÃO Amauri dos Muletas está entre os cinco políticos de Rondônia mais processados por corrupção, de acordo com levantamento feito junto ao Tribunal de Justiça.
Considerado um craque em desvios de recursos públicos, conforme várias ações penais e cíveis de improbidade administrativa que correm contra ele no Poder Judiciário, Amauri dos Muletas coleciona condenações e acusações de crimes que vão de fraude em licitação a roubo de dinheiro destinado à área de Saúde no município de Jaru.
João da Muleta, seu irmão, não fica atrás em peripécias semelhantes. João ficou famoso quando apareceu no Fantástico pedindo propina do governador Ivo Cassol para votar projetos de interesse do Executivo na Assembléia Legislativa. O ex-deputado também responde por desvios de recursos do Poder Legislativo.
CONSTRANGIMENTO O comportamento de Amauri das Muletas na Assembléia tem causado constrangimento até entre os deputados de seu partido, o PMDB, ao mesmo tempo em que chega a atrapalhar as sessões do parlamento. Sem nada a perder, Amauri não teme nem ferir o decoro parlamentar ao pertubar as sessões tentando impedir votação de projetos com o único objetivo de tumultuar os trabalhos da Assembleia.
Com sua atitude, ele pretende chamar a atenção de Confúcio Moura e “cavar” alguns esquemas no futuro Governo, mesmo que para isso tenha que prejudicar o andamento das sessões, a ponto de ser severamente advertido, por mais de uma vez, pelo presidente da Assembleia, Neodi Carlos, para uma possível quebra de decoro parlamentar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!