A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove neste sábado, 27 de novembro, a 12ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Cerca de quatro mil profissionais voluntários, incluindo médicos dermatologistas e enfermeiros, vão presta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
CAMPANHA/SAÚDE PÚBLICA - As marcas da vida não precisam estar na sua pele
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove neste sábado, 27 de novembro, a 12ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Cerca de quatro mil profissionais voluntários, incluindo médicos dermatologistas e enfermeiros, vão prestar atendimento gratuito em 165 postos, em 24 estados nas cinco regiões do País, incluindo Rondônia. A ação irá acontecer no pátio da Santa Casa de Misericórdia de Ji-Paraná, no segundo distrito, das 8h às 17h, sendo o 5º ano consecutivo na cidade. Serão oferecidas palestras, orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção, autoexame e descoberta precoce da doença. Os casos com suspeita de câncer de pele serão imediatamente encaminhados para tratamento gratuito na própria instituição. A previsão de 56 mil atendimentos.
A Mobilização
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estão previstos 113.850 novos diagnósticos do tumor de pele não melanoma e 6 mil de melanoma em 2010. “Trata-se do câncer que mais cresce no mundo. Na última década a incidência subiu cerca de 20%”, destaca o dermatologista, Silmar Regis Camarini, coordenador estadual da campanha.
“Nunca é demais lembrar que a exposição ao sol é fator preponderante para o surgimento o câncer de pele. Para alertar a população sobre a necessidade de uso do filtro solar e outros fatores de proteção. A campanha surgiu exatamente para isso”. Segundo Marta Kooper, Presidente da Santa Casa, a parceria com os médicos na área da dermatologia é importante e propicia mais oportunidades à comunidade. “Estar de mãos dadas desde 2006 é o que torna hoje um sucesso a Campanha da SBD no nosso Estado. Fico feliz por estarmos inseridos numa das mais importantes campanhas de saúde pública do país”, destacou.
Dados Nacionais
A campanha tem o objetivo de contribuir na redução da doença no País. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre a estimativa de casos para este ano mostram que o câncer de pele tipo não melanoma é o de maior incidência entre os brasileiros: 114 mil diagnósticos, o que corresponde a 23% de todos os tumores registrados.
Dados locais
Em 2006 foram realizados 1.243 exames com 89 casos detectados, no ano de 2007 realizamos 908 atendimentos com 102 casos detectados, e em 2008 foram investigadas 702 pessoas sendo que 117 casos foram diagnosticados, e em 2009, 401 pacientes foram examinados, 39 foram confirmados.
Exposição sem proteção
O levantamento das edições anteriores da campanha, entre 1999 a 2009, revela que uma das causas para o índice elevado da doença está no comportamento da maioria dos brasileiros: 66,3% se expõem ao sol sem qualquer tipo de proteção. Segundo Camarini, o mais eficaz é adotar um conjunto de medidas no cuidado com a pele para a prevenção primária, incluindo não só o filtro solar como também o uso de chapéus, óculos e roupas adequadas para reduzir os efeitos da radiação solar, principalmente no horário de maior incidência dos raios UVB, das 10h às 15h.”, afirma. O médico lembra que estamos numa região quente, e que já nas primeiras horas do dia o sol está em elevados graus, por isso a preocupação deve ser constante.
Enquanto a dermatologista, Alessandra Dalla Marta Camarini, chama atenção para os cuidados desde a infância. “O câncer de pele não melanoma é resultado de um processo evolutivo ao longo dos anos de vida. Não surge de uma hora para outra. É preciso criar um hábito desde a infância, com a ajuda dos pais. Que o uso do protetor solar torne-se comum, assim como o escovar os dentes”, explica. A médica esclarece que a doença não deve ser associada somente à exposição ao sol na praia (como muitos pensam) ou a atividades de lazer. “A proteção é indispensável em qualquer lugar e em qualquer situação de exposição ao sol.”, alerta.
Perfil por região
A SBD também verificou que, entre 1999 a 2009, a incidência dos casos é maior em homens (61,6%) do que em mulheres (38,4%); em pessoas de pele clara (63%); e na faixa etária de 55 a 65 anos A concentração dos casos nas regiões é maior no Sul (10,44%), seguida do Sudeste (9%), Centro-oeste (8,9%), Nordeste (8,62%) e Norte: (8,14%). A campanha já atendeu 357.268 pessoas em 25 estados das cinco regiões do País, sendo verificados 32.742 casos de suspeita da doença, o que representa 9,12%. De acordo com o Inca, os estados com maior incidência de casos é Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Informações sobre a campanha, incluindo a localização dos postos de atendimento gratuito, podem ser obtidas no site www.sbd.org.br ou no 0800-701 3187. No site da SBD também há uma calculadora de risco para câncer de pele através da qual a população pode saber qual é a probabilidade de desenvolver a doença.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!