JI-PARANÁ - Assentados conhecem práticas de homeopatia agrária e trocam produtos orgânicos

JI-PARANÁ - Assentados conhecem práticas de homeopatia agrária e trocam produtos orgânicos

JI-PARANÁ - Assentados conhecem práticas de homeopatia agrária e trocam produtos orgânicos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Extensionistas da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), juntamente com assentamentos atendidos pelo programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), da região de Porto Velho, participaram do 12.º Seminário Brasileiro sobre Homeopatia na Agropecuária Familiar. O evento foi realizado pela Universidade Federal de Viçosa, nos dias 22 e 23 de novembro na cidade de Ji-Paraná e contou com o apoio da Embrapa, CNPq e dos Projetos “Padre Ezequiel” e “Terra Sem Males”.
 
A homeopatia é uma ciência milenar, cujo termo criado por Samuel Hahnemanmn designa um método terapêutico que tem por princípio a premissa Similia Similibus Curentur (os semelhantes curam-se pelos semelhantes). Já difundida para tratamento de saúde dos humanos, a homeopatia vem sendo utilizada para tratamento de animais, do solo e das plantas.
 
Em Rondônia a experiência de agricultores familiares do Projeto Terra Sem Males – uma ação participativa que pratica a agricultura ecológica - tem comprovado a sua viabilidade. As pesquisas científicas da Universidade Federal de Viçosa também têm demonstrado os bons resultados dessa ciência como técnica para auxiliar na produção agropecuária.
 
Segundo a assistente social da Emater, Shalimar Alcântara, do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, além dos extensionistas, 20 agricultores dos assentamentos da região de Porto Velho (incluindo PA Nilson e PA Joana D’Arc) participaram do evento. “O objetivo foi complementar o trabalho que nós, extensionistas já realizamos com a comunidade e oferecer a eles a oportunidade de conhecer e repassar experiências obtidas durante o Seminário”, diz Shalimar.
 
A troca de experiências entre os participantes, tantos as obtidas através de estudos aprofundados por doutores e doutorandos, como as práticas do dia-a-dia do agricultor na lavoura trouxeram novidades, enriquecendo o conhecimento de todos. Outro fator importante está na minimização de custo com a prática da homeopatia, pois a propriedade dispensa a utilização de insumos externos.
 
Troca-troca
 
Paralelamente ao Seminário, foi realizado o 1.º Festival da Barganha. Na ocasião agricultores de diversas regiões do Estado, incluindo o PAF Jequitibá, P.A Joana D’arc e P.A Nilson Campos participaram da troca de mercadorias e produtos produzidos organicamente pela agricultura familiar. Sementes crioulas, mudas, frutos, doces, artesanatos entre outros, foram os produtos mais trocados. “A oportunidade foi rica pela troca de experiências e saberes entre os participantes”, comenta Shalimar.
 
Com os assentados interessados em aprofundarem o conhecimento da homeopatia, os extensionistas da Emater solicitaram da organização do evento e da presidente da Associação Brasileira de Homeopatia Popular (ABHP), psicóloga Edna Fernandes do Amaral, a possibilidade de se realizar um curso modular de homeopatia para agropecuária na região de Porto velho.
 

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS