A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE) empossa, nesta quinta-feira, em solenidade realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, 17 novos defensores. Eles foram aprovados no último concurso público realizado pela instituição e serão distribuídos nas 22 Comarcas em que a Defensoria se faz presente.
Ao comentar essa nova fase da Defensoria, o defensor público-geral, Carlos Biazi, disse que a posse dos novos defensores representa um avanço para o trabalho prestado aos mais necessitados. Ele lembra que, por ano, a Defensoria atende mais de 300 mil pessoas em todo o Estado e que esse trabalho será ampliado com a chegada de mais defensores.
Os defensores púbicos a serem empossados nesta quinta-feira são remanescentes do último concurso público realizado pela Defensoria Pública, quando mais de 1100 candidatos de todo o Brasil se inscreveram. Desse total, apenas 17 logrou êxito nas três etapas (objetiva, subjetiva e oral) da prova. O concurso pretendia preencher pelo menos 25 vagas.
Questionado sobre o baixo número de aprovados, já que o concurso teve mais de 110 inscritos, o subdefensor público-geral, Oliveira Andrade, justifica que isso denota a preocupação da DPE com a qualidade dos profissionais que compõe seu quadro. ?Tivemos candidatos de todos os recantos do Brasil, gente bem preparada e pessoas que já exercem atividades em outros órgãos e que estão optando pela carreira de defensor público. Tenho certeza que os 17 que estão sendo empossados nesta quinta-feira vêm contribui para melhorar a qualidade do indispensável serviço que prestamos em todo o Estado?, afirma Oliveira.
Carlos Biazi adianta que, com a designação dos novos defensores para as Comarcas do interior, defensores mais antigos serão promovidos e remanejados, com alguns vindo atuar na capital. Com a posse dos 17 novos integrantes, a Defensoria Pública de Rondônia passa a ter um quadro de 45 defensores.