A Embratel conclui até o final de novembro a instalação de um backbone ótico que parte de Porto Velho (RO) em direção a Manaus. O backbone passará por baixo do Rio Amazonas. As informações foram confirmadas tanto por fontes do governo quanto da própria Embratel.
De acordo com uma das fontes, trata-se de um projeto estratégico para a operadora por levar rede de transmissão óptica à capital industrial da Região Norte, que tem a banda larga mais cara do Brasil. Se o prazo para a conclusão for cumprido, a fibra ótica da Embratel chega a Manaus praticamente junto com a da Oi, que promete iniciar a operação de seu backbone óptico na primeira quinzena de dezembro.
Críticas unânimes – A chegada da fibra ótica das duas empresas de telefonia é a esperança de solução para o problema que se tornou a internet em Manaus. As críticas aos sistemas de transmissão de internet são unânimes na cidade com o sétimo maior PIB per capita entre as capitais.
Sem informação – No início da noite de ontem, o secretário de Estado de Fazenda, Isper Abrahim, disse não saber do anúncio da equipe de transição, pelo governador Omar Aziz, hoje. Isper foi citado por Omar, no mês passado, como um dos cotados para compor o grupo.
Porto novo – Está prevista para sexta-feira, em Brasília, a entrega das propostas de projetos básicos da obra do Porto Novo de Manaus, a ser construído pela iniciativa privada no terreno da antiga Siderama. A construção desse porto é a saída para que a operação de contêineres seja retirada do Porto Organizado da cidade, no Centro.
Olho gordo – De acordo com a Agência Estado, os senadores eleitos Eduardo Braga (PMDB-AM) e Blairo Maggi (PR-MT) cobiçam o Ministério dos Transportes, que herdará, junto com o Ministério das Cidades, a maior parte das receitas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por causa das obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Pleito por cargos – A semana será decisiva nas articulações dos partidos por cargos no governo de Dilma Rousseff. Entre os interlocutores estão os dirigentes do PCdoB e do PR. Hoje, o senador Alfredo Nascimento, cotado para voltar ao Ministério dos Transportes, se reúne com membro da equipe de transição.
Porta-voz – O ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) saiu em defesa do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, em seu blog. Ele disse que Campos não defende a recriação do ‘Imposto do Cheque’, a extinta CPMF.
Obras suspensas – A Secretaria Municipal de Infraestrutura suspendeu, por motivo de ordem administrativa, o contrato com a R.D. Engenharia para construção de 603 casas populares de 36,04 metros quadrados no bairro Santa Etelvina, na zona norte de Manaus.
LETRAS E NÚMEROS – 28,15 por cento dos 124 mil candidatos do Amazonas inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram às provas no sábado e 33,32% faltaram no domingo. O Amazonas teve o terceiro maior índice do País em faltas ao Exame, segundo estimativa do Inep.