COLUNA – Por que parou? – Por Domingues Jr.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As previsões sobre o campeão brasileiro de 2010 passam pela matemática, entram em campo e nas concentrações e esbarram nas possíveis paixões e armações. Já foi assim um dia e será sempre. Um time entregaria o jogo para outro, só pra ver seu rival se dar mal? A quem garanta que não. Carpeggiani, por exemplo, jura de pé junto que no São Paulo isso não acontecerá enquanto ele estiver no comando. Nada que Juvenal Juvêncio não mude em uma descida sua ao vestiário com a ordem para perder pro Fluminense. A rivalidade com o Corinthians chegou a tal ponto que isso é perfeitamente possível. E os dois são tricolores, pó-de-arroz, tem suas afinidades, sabe como é.
Por que parou?
Na internet é grande a campanha da torcida para que o São Paulo entregue o jogo para o Flu. Tricolores paulistas não esquecem o empate estranho entre Flamengo e Corinthians no ano passado, e de uma vitória do próprio São Paulo sobre o Juventus que ajudou o Timão e impediu seu rebaixamento no Paulistão. O tabu com a falta de vitórias sobre seu rival desde 2007 e o ódio acumulado, são o combustível da campanha on line. Será difícil Carpegiani manter a palavra.
Minha culpa
Por falar em perder de propósito, Bernardinho publica mensagem pedindo desculpas por ter mandado seu time perder o jogo para a Bulgária no último Mundial, disputado na Itália. Para fugir de uma tabela mais complicada e viagens cansativas, a seleção optou por entregar a partida. O técnico disse que isso vai contra tudo o que ele sempre pregou e acreditou. Mesmo assim, fez o que fez e o Brasil está com mais uma taça na mão. Nem o melhor polimento tira essa mancha.
Que fase!
Os paulistas, que já foram os bichos-papões do futebol brasileiro, estão em baixa. Na série A dois deles podem cair: Guarani e Prudente. Na Série B pode ser que nenhum deles suba; a Lusa é a única com chances. E os clubes nas das Séries D e C também ficaram estagnados, ninguém subiu. Com o acesso zero dos bandeirantes o futebol brasileiro fica mais recheado de sotaques. Já a bola paulista precisa descobrir porque não está tão redonda.
Refresco
O consolo pelos lados paulistanos é que a abertura da Copa será mesmo em São Paulo. O anúncio foi feito e o martelo batido. Resta agora ao Corinthians garantir os empréstimos para pagar sua parte na obra em Itaquera. Por enquanto a realidade é virtual.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!