De agradecimentos, foram as primeiras palavras do governador eleito Confúcio Moura (PMDB), do Estado de Rondônia, ao receber a informação de que sua votação chegara aos quase 59% com mais de 90% dos votos dos rondonienses apurados.
“O povo entendeu a hora da mudança porque não suportava mais o Estado totalitário”, avaliou ao comentar o resultado da eleição.
Entre cumprimentos e abraços, Confúcio Moura disse que sua primeira tarefa consistirá em buscar apoio em todas as classes sociais para pacificar o Estado.
“Vou ser o governador de todos os rondonienses, governar com os prefeitos e com a sociedade organizada”, disse.
Confúcio agradeceu à população, aos partidos aliados, às militâncias, às equipes da campanha, aos familiares e, em especial, ao senador Valdir Raupp e à debutada federal Marinha Raupp, ambos do PMDB e reeleitos em seu palanque na 1ª fase da disputa.
Ao final, a assessoria do governador eleito Confúcio Moura informou que sua primeira entrevista à imprensa da Capital está prevista para esta segunda-feira (01), no Pool de Empresas, próximo à Faro.
A CAMPANHA
Até o fim da campanha, Confúcio sustentou vantagem nas pesquisas de intenção de voto em relação ao atual governador.
Logo após o pleito de 3 de outubro, ele recebeu o apoio de nomes como Expedito Junior (PSDB), terceiro colocado nas urnas, e do deputado federal Eduardo Valverde (PT), o quarto candidato mais votado da primeira etapa da disputa.
A disputa entre os principais concorrentes foi equilibrada no primeiro turno. O candidato do PMDB alcançou 43,99% dos votos, e o representante do PPS teve 37,14%.
Confúcio Moura deixou neste ano o cargo de prefeito no município de Ariquemes, a 198 quilômetros da capital Porto Velho. De 1995 a 2007, ele já havia exercido três mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, em Brasília.