Enfim, votamos! – Por: Valdemir Caldas

Enfim, votamos! – Por: Valdemir Caldas

Enfim, votamos! – Por: Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O eleitor rondoniense foi às urnas, neste domingo, para escolher, dentre tantos postulantes, presidente da República, governador, senadores, deputados federais e estaduais.
 
Muitos, no entanto, preferiram ficar em casa e não cumprir o seu direito de cidadania, deixando de comparecer à seção eleitoral e dá o seu recado. O número de abstenções foi extraordinário.  
Institutos de pesquisas, aqui e alhures, apontavam a vitória da candidata à presidência da República Dilma Rousseff (PT) já no primeiro turno. Erram. A votação estupenda de Marina Silva (PV) ajudou o tucano José Serra a levar a disputa para o segundo turno.
 
Serra ganhou, inclusive, em Rondônia, onde o governo Lula despejou caminhões e mais caminhões de recursos federais, para construir usinas, pontes e viadutos. Um vexame para os aliados do presidente (Raupp, Marinha, Cleide, Sobrinho, Valverde e companhia).
 
Considerado o azarão, na disputa para o governo do estado, o candidato João Cahulla vai brigar, no segundo turno, com Confúcio Moura (PMDB).
 
Cassol e Raupp abocanharam as duas vagas para o senado, deixando Fátima Cleide na rua da amargura. Por pouco, a petista não foi ultrapassada pelo candidato evangélico Agnaldo Muniz.
Se, por um lado, o eleitor acertou ao reeleger os deputados federais, Mauro Nazif, Marinha Raupp e Moreira Mendes, por outro lado, errou ao mandar para a Câmara Federal figuras da estirpe do ex-deputado Nilton Capixaba, mostrando, assim, que se esqueceu do escândalo das ambulância. E o que dizer de Carlos Magno?
 
A Assembléia Legislativa foi renovada em sessenta por cento. É natural que se espere, pois, novos comportamentos naquela Casa, a partir de janeiro. Há esperança de que, em razão disso, haja uma mudança significativa dos costumes político-administrativos.
 
Apesar do esforço das autoridades para fazerem exercer a lei, o trabalho de boca-de-urna funcionou abertamente. Em alguns zonas eleitorais, houve muita demora no processo de votação, o que deixou muitos eleitores irritados.
 

Aguardemos, pois, o segundo turno, que acontecerá no dia 31 de outubro. Cahulla e Confúcio, eis a questão. O que dá para rir, dá para chorar. E, certamente, muita gente vai chorar, a partir de janeiro de 2011.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS