A criação de escolinhas de futebol para as crianças e adolescentes, em parceria com as prefeituras, foi anunciada pelo candidato a governador João Cahulla, durante entrevista na noite da última terça-feira (06), à Record News. “Será um programa que vai integrar as crianças e jovens ao esporte. Para isso, será importante que as prefeituras se unam a nós nesse projeto, aproveitando campos de futebol e áreas de lazer para a prática desportiva”, disse Cahulla.
De acordo com o candidato, é preciso que haja mobilização dos poderes para criar alternativas às crianças e aos jovens.
“É nesse sentido que queremos implantar a secretaria Estadual da Juventude, para cuidar dos jovens, para oferecer novos caminhos, novas alternativas. Jovens com ocupação sadia podem ter um futuro decente, longe das drogas e da criminalidade. Formar o cidadão do futuro é um desafio que vamos encarar de frente”, completou. Cahulla respondeu às perguntas dos ouvintes e do apresentador, Adilson Honorato.
Temas como segurança pública, educação e saúde foram os mais debatidos. “Quando falamos que a saúde melhorou, é porque em 2003, por exemplo, tínhamos 10 leitos de UTI no Estado. Hoje, são 124 na capital e no interior. Mas, precisamos avançar mais e vamos trabalhar para isso”, observou.
Ele disse que o funcionamento do hospital regional de Cacoal vai desafogar as unidades de saúde da capital e ao mesmo tempo oferecer atendimento mais próximo ao cidadão. “Pena que o Ministério da Saúde ainda não cumpriu a sua parte, que é de garantir os equipamentos para o hospital funcionar. A obra civil está pronta, contratamos mais de 1.400 servidores, mas ainda não podemos atender com toda a estrutura”, declarou.
Ele também reafirmou a sua determinação em construir um novo pronto-socorro em Porto Velho, para reduzir a demanda no João Paulo II. “A nossa intenção é construirmos na Zona Leste uma nova unidade de saúde, em parceria com a prefeitura da capital”, acrescentou.