Enfermeiros e odontológos do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) estarão reunidos amanhã (31), no auditório da instituição, em Porto Velho discutindo estratégias para melhorar o atendimento de saúde, através da capacitação e maior envolvimento dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS).
Participam da oficina enfermeiros e odontológos que atuam nas comunidades indígenas nos municípios de Guajará-Mirim, Humaitá, Ji-Paraná, Jaru, Alta Floresta, Porto Velho e, profissionais da Equipe de Educação em Saúde da Core-RO, que entre outras atividades, estarão analisando e avaliando as metodologias que serão aplicadas na próxima etapa de formação programada para o período de 7 a 23 de setembro, próximo.
Nesta nova etapa, 95 indígenas de várias aldeias, serão capacitados para atuarem como AIS, nas suas próprias aldeias. A formação será realizada no Centro de Treinamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em Ouro Preto e contará com a participação da pedagoga do Centro de Formação Profissional na Área de Saúde (Cetas), Joelma Nascimento da Silva.
Para o coordenador regional Josafá Marreiros a participação direta dos índios no processo de atendimento de saúde é de suma importância, pois, eles são profundos conhecedores das suas realidades. “Vale ressaltar que profissionais de outras áreas também estão sendo capacitados, visando à melhor qualidade na prestação. Entre eles, pregoeiros e responsáveis pela elaboração de planilhas de custos e formação de preços”, afirmou o dirigente da Funasa/RO.