O Termo de Cooperação Interestadual entre os Estados de Rondônia e de Mato Grosso, é um marco importante na atuação da Secretária de Segurança Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia (SESDEC). O evento de assinatura do documento entre o secretário de Segurança Pública Defesa e Cidadania de Rondônia, tenente coronel PM Evilásio Silva Sena Junior e o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado Filho, ocorreu na última terça feira, em Vilhena.
O Documento tem por objetivo o desenvolvimento integrado dos dois Estados nas ações policiais preventivas e repressivas, como ainda nas atuações ostensivas e investigativas nas atividades da Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial.
“A união dos Estados vai fundir a estratégia de operações conjuntas, principalmente nas regiões de fronteira, facilitando consultas de banco de dados sobre criminosos, mandados de prisão, bem como a criação de núcleos de ação contra drogas nas delegacias regionais, disposição de pessoal e equipamentos, viaturas e armamento durante operações integradas, são apenas alguns dos acordos citados no Termo de Cooperação, envolvendo ainda a troca de vagas em Curso de Formação e Especialização na área da Segurança e Trabalho Operacional e de Inteligência em Conjunto”, disse o major PM Wankley Correa Rodrigues, Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Mato Grosso, em seu breve relato sobre o objetivo do Documento.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia, tenente coronel PM Evilásio Silva Sena Junior, “a agilidade das policiais, que estamos conquistando com esse passo firmado entre os dois Estados é fundamental quando nas situações de fechamento de barreiras ou divisas fronteiriças e nos casos em que a operações exigir uma rápida e eficaz ação”, afirma.
O Termo também permite a expedição de carta precatória entre os delegados regionais de ambos estados nas cidades competentes da região de fronteira no combate ao crime organizado, e a utilização de serviços de Perícia Oficial para fins de sequência investigativa, bem como salvamentos e combate a incêndios pelo Corpo de Bombeiros Militar, visando à preservação da vida e patrimônio.
"Esse Documento vem firmar o que estamos fazendo na prática há algum tempo, representando um novo tempo na união de esforços dos dois Estado no Combate á Violência, além da parceria que é de suma importância no combate ao tráfico de drogas e armas. Mato Grosso e Rondônia tem os mesmos problemas, enfrentam as mesmas dificuldades em relação à segurança pública. Sabemos que muitas vezes o crime que ocorre no nosso Estado migra para Mato Grosso e, com nossos serviços de inteligência trabalhando em conjunto, nosso trabalho de combate e repressão ao crime ganha mais poder agindo juntos nas prisões e operações”, falou Sena
Sena lembrou ainda a experiência exitosa de Mato Grosso com o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). "Estamos criando em Rondônia essa polícia especializada e vamos unir forças para aprender com a experiência desse grupamento, que é modelo a nível nacional para criação do Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron)", ressaltou.
O delegado, Diógenes Curado Filho, secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado do Mato Grosso, em seu discurso ressaltou que agora as duas frentes de Segurança dos Estados, estão legalizando em documento o que já vinham desempenhando de maneira informal.
“Através desse Termo, que é abrangente, vamos começar a elaborar os convênios específicos para a realidade de cada uma das instituições ligadas à segurança pública, para que cada uma delas possa trocar informações do que está sendo feito em seu Estado, numa ajuda mútua", disse o secretário do Estado do Mato Grosso completando que, “é importante destacar que temos uma fronteira extensa entre Mato Grosso e Rondônia, que necessita de uma atuação conjunta na área da segurança pública. Precisamos dessa integração e era necessário que ela fosse institucionalizada".
Diógenes Curado Filho fez questão ainda de ressaltar a atuação conjunta entre as polícias de Rondônia e Mato Grosso na elucidação do último assalto a banco ocorrido no município de Comodoro. "Esse é um dos exemplos positivos dessa parceria. Tivemos apoio da polícia de Vilhena, Ji-Paraná e ainda da polícia do Pará nessa ocorrência e conseguimos, por meio de uma ação rápida e integrada, prender todos os envolvidos no caso", disse.
A principal missão do Termo de Cooperação Interestadual é proporcionar à sociedade dos dois Estados uma segurança pública efetiva e de qualidade com grau elevado de excelência. A articulação entre as instituições ficará a cargo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de cada Estado.
Além dos respectivos secretários, assinaram também o Termo de Cooperação os representantes de cada instituição ligada à segurança pública de Mato Grosso e Rondônia, estiveram presentes na solenidade ocorrida no auditório do Tribunal de Contas de Vilhena, para assinar o Termo, a comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel Angelina dos Santos Ramires, Diretor Geral de Polícia Civil de Rondônia, delegado Túlio Anderson da Costa, coronel BM Vilson Vladimir Wottrich representando o comando Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel PM Osmar Lino de Farias, comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, delegado Paulo Rubens Vilela, Diretor Geral da Polícia Judiciária do Mato Grosso, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues Coronel, Comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso, perito Rubens Fadao Okada, Diretor Adjunto da Perícia Oficial Identificação Técnica do Estado do Mato Grosso e perito criminal Orlando Médice Junior, Diretor do Departamento de Perícia Técnica e Científica do Estado de Rondônia.
Ao final da solenidade, o secretário Diógenes Curado Filho, recebeu das mãos do secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, tenente coronel PM Evilásio Silva Sena Júnior, a comenda "Governador Jorge Teixeira de Oliveira", pelos relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia.